Saúde vai ao Mercado Municipal e ensina a salvar vidas
Aos 7 anos de idade, Lucas ainda não tem força suficiente nas mãos para fazer, sozinho, uma massagem cardíaca em um adulto. Mas aprendeu direitinho os movimentos dos procedimento que salva vidas com as orientações que recebeu dos técnicos do Departamento de Urgência e Emergência (DUE) da Secretaria Municipal da Saúde. Eles passaram a manhã deste sábado (7/4) no Mercado Municipal de Curitiba ensinando clientes e turistas a prestar os primeiros socorros em uma situação de urgência.
“É importante levar às pessoas essas práticas de suporte básico, que podem salvar vidas enquanto aguardam a chegada do atendimento de emergência”, destacou a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak.
A ação fez parte da celebração do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. Além das orientações sobre os primeiros socorros e como solicitar apoio em caso de suspeita de parada cardiorrespiratória, o evento atendeu 440 pessoas com orientações para manter o coração saudável, como a aferição de pressão arterial e glicemia, o cálculo do índice de massa corporal (IMC).
A mãe do Lucas, a comerciante Patrícia Maria Rodrigues, 46 anos, aprovou o evento. “Todo mundo deveria saber como agir ao ver outra pessoa precisando de ajuda e, como aqui no Mercado passa bastante gente, a informação se espalha”, disse ela.
O dentista Nereu Dias, 60 anos, foi ao Mercado a passeio com a família e aproveitou para checar o índice glicêmico. “Achei interessante a Saúde vir até a população. Mantenho meus exames em dia, mas não custa aproveitar uma oportunidade como esta para ver se está tudo bem”, disse ele.
Já para a vendedora Micheli Stankiewski, 37, a abordagem dos profissionais de saúde serviu de alerta. “Faz tempo que não vou ao médico. A gente vive na correria do trabalho e acaba deixando o cuidado para depois. Foi importante ter esse serviço aqui”, avaliou.
O evento foi realizado em parceria com a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e o Hospital Cruz Vermelha.