Curitiba Sem Mosquito orienta moradores do bairro Xaxim

dengue-curitibasemmosquito

O bairro Xaxim recebe nesta semana a quarta etapa dos mutirões Curitiba Sem Mosquito de 2018. A ação tem o objetivo conscientizar os moradores para a limpeza de seus terrenos e manter a cidade livre da dengue.

Entre quarta-feira (23/5) e sexta-feira (25/5), agentes comunitários da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) visitam os moradores do bairro, orientando que tipos de materiais podem ser descartados – tudo o que, ao relento pode acumular água e atrair o mosquito Aedes aegypti – e explicam que o entulho e lixo deve ser deixado em frente às casas para ser recolhido.

Na segunda etapa, nos dias 28 e 29 de maio (segunda e terça-feira), caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vão passar pelo bairro para recolher os entulhos.

Também na segunda-feira (28/5), às 9h, os agentes de combate a endemias vão promover uma atividade educativa para comunidade, na esquina da Rua Arthur Muller com a Rua Abraão Winter. Às 15h, será feito o Teatro de Fantoches da Guarda Municipal no Centro de Educação Infantil David Carneiro (R. João Batista Zagonel Passos, 1161).

Este é o segundo ano que a SMS promove o Curitiba Sem Mosquito. Em 2017, o programa recolheu mais de mil toneladas em resíduos das casas dos curitibanos. “O combate à dengue segue por todo o ano e o Curitiba Sem Mosquito vai passar pelos dez Distritos Sanitários da Cidade”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco.

Esta quarta etapa é no Distrito Sanitário Boqueirão. As áreas selecionadas para visitação são escolhidas por concentrarem um número grande de possíveis focos de criadouros do mosquito.

Balanço

Por meio do Curitiba Sem Mosquito, foram recolhidos este ano 472,5 toneladas de entulho e lixo nas regionais Tatuquara, Cajuru e Boa Vista.

No ano passado, mais de mil toneladas (1.030.873 kg) de resíduos foram recolhidas em 13 etapas da ação, o que contribuiu para que a cidade siga com índice de infestação do mosquito que transmite doenças como a dengue, zika e chikungunya próximo a zero.

Como combater o mosquito Aedes aegypti:

1 - Mantenha caixas, tonéis e barris de água tampados.
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 - Ao guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 - Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 - Se for guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água.
9 - Lave pelo menos uma vez por semana, com água e sabão, recipientes utilizados para guardar água.
10 - Os vasos de plantas aquáticas também devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.