Ação da Secretaria de Saúde na Ceasa imuniza 615 contra a gripe

ceasaPermissionários, carregadores, atacadistas e agricultores da Ceasa – Centrais de Abastecimento do Paraná -, em Curitiba receberam vacina contra a gripe na manhã desta terça-feira (26/6). A ação foi realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, com apoio da Regional Tatuquara.

Foram aplicadas 615 doses de vacina trivalente contra a gripe no Espaço Ceasa Cidadania e Saúde, próximo ao Mercado de Flores e o Banco de Alimentos da unidade.

De acordo com a supervisora do Distrito de Saúde

do Tatuquara, Luciana Kusman, foram mobilizados quatro profissionais de enfermagem e quatro técnicos de enfermagem, além de pessoal do administrativo da Regional Tatuquara. “Só não vacinamos aqueles que declararam estar com febre e com sintomas característicos de gripe”, disse Luciane, já que nesta condições a vacina pode agravar a doença.

A gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza, cuja circulação ocorre normalmente nos meses mais frios do ano.

Próxima ação

Depois deste trabalho, o Distrito de Saúde do Tatuquara já prepara uma nova ação na Ceasa. “Julho é o mês de combate às hepatites, instituído pela Organização Mundial de Saúde. E no dia 13 nós vamos fazer na Ceasa testes rápidos para hepatite B e C, sífilis e HIV”, adiantou Luciane.

A hepatite pode causar a infecção crônica do fígado e possivelmente se tornar câncer na idade adulta. A inflamação pode ser causada pelo vírus da doença, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Entre os sintomas da hepatite estão mal-estar, dor abdominal, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, vômitos e pele amarelada.