Saúde Bucal de Curitiba recebe Prêmio Regional CRO-PR

Odontologia

Curitiba levou o 1º lugar do Prêmio Regional CRO-PR de Saúde Bucal na modalidade municípios acima de 300 mil habitantes. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (25/08) pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR). Os dados apresentados para a seleção foram relativos ao exercício de 2017.

A etapa regional é seletiva para o Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Em 2012 a capital paranaense levou o prêmio nacional e agora está novamente na disputa.

“Ficamos honrados com esse reconhecimento nos investimentos que fizemos na capacitação e melhoria de todo atendimento na área da odontologia na Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desde o início da gestão e acreditamos que apresentamos as condições para receber uma premiação nacional”, afirma a secretária municipal da saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

O Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal contempla os municípios que se destacam na implantação de iniciativas bem-sucedidas na prática da odontologia. São avaliados critérios, como o financiamento em saúde, controle social, coordenação de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente.

Os municípios são divididos em três modalidades: municípios com até 50.000 habitantes, municípios entre 50.001 a 300.000 habitantes e municípios com população a partir de 300.001. O Paraná também estará representado no nacional pelas cidades de Ibiporã e Cascavel. Na edição de 2018 a premiação final será uma cadeira odontológica com equipamento completo. Todos os municípios participantes receberão certificado de participação.

Rede
A rede curitibana oferece atendimento odontológico nos 111 postos de saúde e três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Há, ainda, atendimento hospitalar, quando necessário, para pacientes especiais e encaminhamento para atendimento hospitalar em especialidades como oncologia e cirurgia bucomaxilofacial.
Em casos de urgência e emergência odontológica, Curitiba conta com três UPAs (Boa Vista, Fazendinha e Sítio Cercado) que ofertam consulta odontológica para o período em que as unidades básicas encontram-se fechadas.
Ao todo, Curitiba conta com 326 cirurgiões dentistas na atenção primária (postos de saúde) e 52 na atenção secundária (UPAs e CEOs). Além disso, a rede conta com 175 técnico