Pacientes fazem atividades terapêuticas com cultivo de horta

CAPS

Alecrim, camomila, capim-limão, erva-doce, hortelã e malva. Estas são algumas das plantas com propriedades medicinais que seis pacientes do Centro de Atenção Psicossocial a pessoas com Transtorno Mental Boqueirão (Caps TM Boqueirão) começaram a cultivar. O plantio começou no sábado (1º/9), na horta comunitária do Jardim Pantanal, a Horta Pantanal. O cultivo surgiu como uma atividade terapêutica em meio à comunidade.

Eles e outros pacientes vão seguir cuidando do canteiro quinzenalmente, às sextas-feiras, com transporte ofertado pelo Distrito Sanitário do Boqueirão, da Secretaria Municipal da Saúde, que gerencia os Caps de Curitiba.

Além de estimular a sociabilização e a autoestima dos pacientes, a proposta de leva-los à Horta Pantanal tem o foco na geração de renda, explica a coordenadora do Caps TM Boqueirão, Karin Cristine Gabardo.

“Inicialmente, a intenção é que utilizem os produtos cultivados e, futuramente, que possam comercializá-los”, explicou Karin.

O agricultor Enilson Aquino de Moraes, 72 anos, está em tratamento no Caps TM Boqueirão e contou que gostou muito da experiência. “Já plantei muito milho, arroz, feijão e algodão. Agora, plantei com as próprias mãos, gostei muito de mexer com a terra”, disse.

A ideia de levar as pessoas atendidas no Caps surgiu da observação de que muitos deles têm interesse em atividades manuais e habilidades no cuidado com as plantas. Muitos deles já cuidam do jardim e da horta da sede do Centro, como atividade terapêutica. Esta experiência que ganharam, levaram para a Horta Pantanal.

Contribuição social

“Cada planta tem seu jeito de ser cuidada. Adorei vir para esse novo local. Ficamos com o canteiro mais cheiroso”, comemorou Ana Paula Gonçalves de Oliveira, 38 anos, em tratamento desde meados de agosto. “Todos nos cumprimentaram. Não vejo a hora de voltar e ver todas as plantas crescendo”, disse Ana Paula.

A paciente Marilene Guimarães de França, 59 anos, disse que se sentiu orgulhosa de fazer parte de um projeto tão grande. A horta vai ser inaugurada no final de setembro, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), resultado de uma parceria com a concessionária de trens Rumo. Será a 25ª área de cultivo comunitário com apoio da Prefeitura.

Com aproximadamente 5,5 mil m², a Horta Pantanal está sendo criada em formato de folha e instalada ao longo da linha férrea. Inicialmente, deve receber cerca de 50 famílias de agricultores urbanos, com capacidade de atender até 100 famílias.