Outubro Rosa "harleyro" terá participação de 1,5 mil motociclistas

hardo-rock

Nos dias 12 e 13 de outubro, a capital paranaense receberá o evento Outubro Rosa Curitiba, promovido pelo Hard Rock Café Curitiba e pela concessionária The One Harley-Davidson, em prol do Hospital Erasto Gaertner.

Esta é a 4ª vez que a cidade receberá o evento, que já se tornou tradicional no Brasil. Trata-se de um movimento nacional de motociclistas “harleyros” em prol da prevenção do câncer de mama. São esperados cerca de 1,5 mil motociclistas, a maior parte vinda de fora da cidade.

Todo o lucro do encontro será destinado à construção da ala infantil do Hospital Erasto Gaertner, chamada de Erastinho. O Erasto Gaertner é referência no tratamento de câncer no sul do Brasil. Em 2017, atendeu, em média, 32 mil pessoas por mês. Foram cerca de 1,7 milhão de procedimentos durante todo o ano.

De acordo com a programação do evento, no dia 12 de outubro haverá uma recepção no Hard Rock Café Curitiba. No dia 13, os motociclistas sairão do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em desfile por diversos pontos turísticos da cidade, até Santa Felicidade, para um almoço no Restaurante Madalosso.

Na tarde desta terça-feira (18/9), o prefeito Rafael Greca recebeu os organizadores do encontro. O sócio do Hard Rock Café Curitiba, Brunno Kukulka, convidou o prefeito para participar do evento e o presenteou com a nova camiseta da casa.

“Uma camiseta especial para o evento. Na barra, o skyline de Curitiba com os principais monumentos. Do Jardim Botânico ao Parque Tanguá, da Praça do Japão ao Museu Oscar Niemayer, da Catedral à Ópera de Arame a ao Portal de Santa Felicidade. Todas as silhuetas contempladas na barra da camiseta”, descreveu o prefeito.

Informações sobre inscrições para o evento Outubro Rosa Curitiba estão no site https://erastogaertner.com.br/outubrorosa/

Participaram da reunião a secretaria municipal da Saúde, Márcia Huçulak; o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago; o diretor da Air Promo (agência produtora do evento), Rafael Maia; e o coronel da Polícia Militar Reginaldo Oliveira.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 1/4 dos novos casos, a cada ano, são de mama. A doença tem índice baixo antes dos 35 anos, porém, com o passar da idade, a taxa aumenta, principalmente após os 50 anos.

A prevenção envolve alimentação saudável, prática de atividade física regular e manutenção do peso ideal. A detecção precoce do câncer de mama pode ser feita pelo autoexame (com um centímetro de diâmetro, o tumor já é palpável) e também por mamografia.