Moradores do CIC recebem mutirão contra a diabetes
Nesta quarta-feira (07/11), foi dia dos moradores do distrito sanitário do CIC receberem o Retina do Bem 2018 e o 6º Mutirão do Diabetes, na Rua da Cidadania. A ação aconteceu das 9h às 15h.
A ação, criada para marcar o Dia Mundial da Diabetes (14/11), visa prevenir a retinopatia diabética, mais conhecida como “cegueira do diabetes”, e oferecer orientações sobre doenças cardiovasculares, nutrição, atividade física, prevenção da obesidade e saúde bucal.
Ao todo 178 pessoas receberam orientações e realizaram exame oftalmológico no CIC. Os casos retinopatia diabética diagnosticados, foram encaminhados para tratamento (laser ou cirúrgico, dependendo do caso). Além disso, 19 pacientes passaram por avaliação com nutricionistas, outros 10 pela consulta farmacêutica, para esclarecimento de dúvidas quanto ao uso da insulina e 5 pessoas realizaram avaliação física.
A aposentada Maria Rita Hilgenberg, 50 anos, tem diabetes tipo 2 há 3 anos. Mesmo com limitações de locomoção compareceu ao mutirão. “Eu fiz questão de vir. Quando nós precisamos do serviço temos que aproveitar as oportunidades que são ofertadas para facilitar e agilizar as consultas”, contou.
Em 2011 ela foi diagnosticado com uma doença rara, granulomatose de wegener. O tratamento que requer uso continuo corticoide gerou condições para o desenvolvimento da diabetes. Embora tenha plano de saúde ela faz o tratamento da diabetes pela unidade de saúde.
Entre as implicações causadas pela granulomatose de werner, Maria Rita tem hipertensão ocular. “Com todas essas complicações eu preciso fazer esse acompanhamento oftalmológico para prevenir maiores complicações”, contou. Após a avaliação ela recebeu encaminhamento para exames e acompanhamento.
O administrador Ricardo Luiz Brandão, 61 anos, mantem as consultas e exames de rotina em dia. Há 6 meses recebeu o diagnóstico de pré-diabetes. Seguindo orientações médicas iniciou uso de medicação, e procurou melhorar os hábitos de vida. “Estou voltando a praticar atividade física e tentando melhorar a alimentação”, contou.
“Esse mutirão é uma contribuição muito grande para a população que precisa do serviço, eu tinha orientação pra fazer a avaliação, então o evento veio em hora certa”, complementa Brandão.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, pacientes com diabetes precisam realizar exames oftalmológicos uma vez por ano. Por isso, essas ações são importantes para que não se criem filas de espera e haja a detecção precoce da retinopatia diabética. O diabetes tem rápida evolução e pode cegar. Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais.
“Em um esforço concentrado, será possível atender todos os pacientes com diabetes que ainda não realizaram exames oftalmológicos neste ano. Assim, agimos rápido no diagnóstico e tratamento”, explicou.
Programação
Durante os quatro dias de ação o Retina do Bem e o 6º Mutirão de Diabetes, deve examinar 3,6 mil pacientes que fazem controle e acompanhamento de diabetes nas unidades de saúde de Curitiba.
O Retina do Bem prevê exame de Fundo de Olho e, quando indicado, exames complementares e procedimento da Fotocoagulação a Laser. Casos mais graves são encaminhados para cirurgia. Quem precisa de acompanhamento ou de manutenção do tratamento sai da ação com a data da consulta agendada.
Para participar do Retina do Bem e realizar os exames oftalmológicos, os pacientes precisam estar previamente cadastrados nas unidades de saúde, uma vez que o encaminhamento é feito pelos postos. Já o Mutirão Diabetes é aberto a toda a população e não é necessário encaminhamento prévio da unidade de saúde.
A realização do Retina do Bem e do Mutirão Diabete é uma parceria da Prefeitura com a Oftalmo Curitiba e o Centro Paranaense de Oftalmologia, com apoio da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, da Associação Paranaense de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. O trabalho, considerando os dois eventos, vai mobilizar 400 voluntários, dentre eles 80 médicos.
A ação é também parte da estratégia Saúde Já da Prefeitura para equalizar as filas de especialidades médicas e do programa Escute o Seu Coração, que reúne ações para estimular os curitibanos a adotarem hábitos saudáveis, que ajudam a prevenir doenças do sistema cardiocirculatório, como os infartos e os acidentes cerebrais vasculares (AVCs). A hipertensão e a diabetes estão entre os fatores que causam essas doenças. A Prefeitura de Curitiba atende hoje ao todo 47 mil nos grupos de controle de diabetes nas unidades de saúde de Curitiba.
Serviço:
Retina do Bem 2018 e 6º Mutirão Diabetes – Bairro Novo
Data: sexta-feira (9/11)
Horário: das 9h às 15h
Local: Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 - Sítio Cercado)
Retina do Bem e 6º Mutirão Diabetes 2018
Data: sábado (10/11)
Horário: das 8h às 17h
Local: Praça Ouvidor Pardinho (Rua 24 de maio, s/n - Rebouças)
Outras informações nos sites www.retinadobem.com.br e www.campanhadiabetescuritiba.com.br.