Saiba como e por que fazer seu cadastro na unidade de saúde

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Grupos de atividades físicas, orientação e acompanhamento nutricional, vacinas, consultas, exames, medicamentos. Esses são alguns dos serviços que os curitibanos podem usufruir nas 111 Unidades de Saúde de Curitiba. Mas para ter acesso a tudo isso, além dos atendimentos com médicos, enfermeiros e dentistas, é necessário que cada usuário esteja cadastrado no sistema.

A auxiliar de estoque Eunice de Araújo, 50 anos, conta que não sabia de todos os serviços prestados pela Unidade de Saúde Vila Guaíra quando foi lá tomar a vacina contra a febre amarela. “É muita coisa”, disse, admirada. Ela foi informada pela agente de saúde que a cadastrou na unidade para que recebesse a vacina. “Foi simples. Só precisei apresentar meu RG e um comprovante de residência”, contou.

Conheça o sistema de Saúde da capital

O sistema de saúde municipal reúne 8,7 mil profissionais e realiza diariamente mais de 40 mil procedimentos médicos, apenas na área de Atenção Básica.

Na Atenção Especializada são feitos todos os dias 5.000 consultas e outros 2.500 procedimentos de alta complexidade (ewm tratamentos como radioterapia ou quimioterapia).

Todos esses serviços estão distribuídos nas unidades básicas, nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e na rede de ambulatórios, clínicas e hospitais que fazem parte do quadro de prestadores de serviços da capital.

Para ajudar a população a conhecer melhor essa estrutura e a procurar o equipamento público mais adequado a cada caso, a seção Por Dentro da Cidade traz informações detalhadas do SUS Curitibano – o Sistema Único de Saúde da capital.

Acompanhe, tire suas dúvidas e, quando precisar, use bem.

Clique aqui e acesse “Como funciona o sistema de saúde em Curitiba”.

Nove postos de saúde na CIC passam por melhorias e ganham novas salas

sabara

Moradora da CIC, a aposentada Maria do Carmo da Silva Rodrigues, 64 anos, afirma que o atendimento na Unidade de Saúde Sabará melhorou muito nos últimos dois anos. “Aqui eu faço meus preventivos, principalmente, do meu problema de pressão alta, sem falar que a unidade está mais bonita”, conta ela.

O elogio de dona Maria do Carmo aos serviços e estrutura do posto de saúde da Prefeitura não é mero acaso. A unidade da Vila Sabará é uma das nove que passou por melhorias na regional desde o ano passado. No posto de saúde, houve renovação externa no primeiro semestre de 2019, que incluiu a pintura de toda a fachada, bem como a revitalização de corredores e outros espaços internos.

Conhecer os sintomas do infarto reduz os riscos de complicações

Sérgio

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba atendem, por ano, mais de mil casos de infarto agudo do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco. Em média são três casos por dia. A maioria deles - 90% - tem boa evolução. E saber a hora certa de procurar um serviço de urgência e emergência pode ser crucial para evitar sequelas e até mesmo a morte.

O primeiro sintoma que vem à mente é a dor no peito em forma de aperto. É, de fato, o sintoma mais comum, mas não o único. Em alguns casos, a dor no peito pode nem estar presente para ocorrer um infarto.

Atendimento domiciliar melhora qualidade de vida de doentes crônicos

SAD parque

Passear com a família, ir ao parque, encontrar amigos, ter, enfim, alguma vida social. O que parecia fora de alcance para quem depende de ventilação mecânica virou realidade Maurício Pequin, de 71 anos. Ele é um dos 2,9 mil pacientes atendidos só no primeiro semestre deste ano pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Prefeitura de Curitiba.

Como o nome diz, a equipe trabalha diretamente no ambiente onde moram os pacientes, prestando um serviço individualizado. Para Maurício, que tem esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurodegenerativa. são feitos cuidados paliativos que melhoram sua qualidade de vida.