Profissionais de saúde da CIC debatem melhorias no atendimento
Médicos, enfermeiros e dentistas das 15 unidades básicas de saúde localizadas na regional da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) estão debatendo o Plano Operativo Anual (POA). Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde, o POA é uma estratégia de gestão voltada para os resultados, aprimoramento, planejamento e avaliação dos serviços de saúde ofertados à população. Com 81 indicativos, o documento permite analisar programas desenvolvidos nas unidades básicas sobre saúde da criança, adolescente, mulher, diabéticos, hipertensos e saúde mental.
“A participação dos profissionais que compõem o SUS Curitiba na discussão de como o trabalho será executado para melhorar o atendimento e o acesso da comunidade aos equipamentos de saúde é fundamental. Eles estão no dia a dia nas unidades, sabem quais as reais dificuldades e necessidades da população”, afirmou Adriano Massuda, secretário municipal da Saúde.
Segundo a coordenadora de saúde da regional CIC, Cynthia Fraiz, este é o segundo ano em que a equipe é convidada a discutir o POA. “Ano passado nos reunimos e discutimos cada um dos indicativos trazidos pelo Plano Operativo Anual e vimos a importância de se discutir juntos as ações, de integrá-los a todo processo de trabalho”.
Debatendo os avanços do POA de 2013, como a redução da mortalidade infantil, aumento da expectativa de vida e melhoria no acesso da população aos serviços de saúde, os profissionais puderam ver o resultado do trabalho de cada um na sociedade.
“Trabalho desde 2006 como médico de Saúde da Família, atuo em uma região de grande vulnerabilidade social e pela primeira vez vejo que a atenção primária está sendo priorizada por uma gestão. Muitos problemas que chegam as unidades de pronto atendimento 24 horas são por falhas na atenção primária, nas unidades básicas de saúde”, afirmou o médico Marcelo Piovezan, da unidade básica Oswaldo Cruz.