Instrutores da Yoga no Parque abrem novas turmas em espaços da Prefeitura

imagemUm acordo de cooperação técnica entre Prefeitura de Curitiba e a Associação Yoga no Parque (AYP) vai oferecer dois novos espaços para a prática desta atividade física. Na próxima semana, os instrutores começam a dar aulas regulares para usuários de drogas em recuperação no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Cajuru e frequentadores do projeto Portal do Futuro do Bairro Novo.

As aulas vão acontecer regularmente entre março e dezembro e a intenção é que, em breve, sejam oferecidas em outros espaços, nas nove regionais de Curitiba. A aula inaugural no Portal do Futuro acontece na próxima segunda-feira (10) e no Caps na terça-feira (11).

A parceria irá levar saúde e bem-estar as pessoas através da prática de ioga e ações integrativas, como atividade de ginástica natural e cross-fit. “Queremos sensibilizar as pessoas a desenvolver hábitos saudáveis e obter mais qualidade de vida. Também é um despertar para alguns que, a partir das aulas de ioga, partem para a prática de outras atividades físicas”, disse o professor Silvio Lopes, que é o diretor da AYP.

A intenção do grupo é trabalhar com públicos diferentes para promover a qualidade de vida aos cidadãos. “As aulas da AYP realizadas no Parque Barigui e no Jardim Botânico são abertas à população e pessoas com diferentes níveis de instrução e classe econômica frequentam, sem problemas. É um exemplo de interação proporcionado pela ioga, que tem como foco a saúde e bem-estar de quem pratica”, complementou o professor.

Aulas

No Caps Cajuru, as aulas acontecerão nas terças e quintas-feiras, as 15 horas, na Praça Abílio de Abreu, no Guabirotuba, sob a coordenação do professor Tiago Bindewald. Por se tratar de um espaço aberto, a atividade não é restrita apenas aos usuários do Caps e sim aberta à comunidade. “Trata-se de um projeto-piloto que possivelmente será expandido para toda rede de saúde mental da Prefeitura. Os efeitos benéficos da ioga na recuperação de usuários de drogas já são estudados e comprovados há muito tempo”, comentou Diogo Busse, diretor do Departamento de Política Sobre Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social.

No Portal do Futuro Bairro Novo o horário das aulas será das 20h30 às 21h30, as segundas e quartas-feiras. Para participar é necessário fazer inscrição, que é gratuita. Os interessados devem ter idade acima de 15 anos e levar documento de identificação. No total, o Portal Bairro Novo terá 35 vagas para as aulas de ioga. “É uma atividade que promove o condicionamento físico e o equilíbrio. É interessante para o público-alvo do Portal do Futuro”, disse a coordenadora de esporte e lazer do Portal Bairro Novo, Vanessa Rosário.

O telefone de contato do Portal Bairro Novo é 3265-4129.

Início

Desde o ano passado, a Prefeitura de Curitiba, por intermédio da vice-prefeita, Mirian Gonçalves, tem mantido contato com a AYP para a execução de atividades nas administrações regionais de Curitiba. A regional Boqueirão foi a pioneira, ofertando aulas de ioga à população nos meses de outubro e novembro de 2013, na sala de ginástica da Rua da Cidadania do Carmo. A turma ficou lotada, inclusive com abertura de fila de espera.