Secretários de Saúde debatem desafios da região metropolitana na área

Secretários de saúde da região metropolitana de Curitiba se reuniram nesta sexta-feira (04), em Araucária, para a primeira reunião de integração deste ano do Conselho Regional de Secretários Municipais da Saúde (Cresems) da 2ª Regional. O objetivo do encontro é debater os desafios dos municípios da região metropolitana no que diz respeito à saúde pública e definir uma pauta comum de interesses.

A reunião desta sexta do Cresems foi a primeira presidida pelo secretário municipal de Saúde de Curitiba, Adriano Massuda, que foi eleito para a presidência do Conselho em fevereiro. Ao todo, 29 secretários de saúde foram convidados para participar e 16 deles compareceram. “Precisamos estimular a participação dos secretários e pactuar as relações dos municípios com as diferentes esferas governamentais. É importante definirmos uma agenda comum de interesses da Região Metropolitana. Não dá para pensar a organização do sistema de saúde se não trabalharmos em parceria”, destacou.

Para a secretária de Saúde de Tijucas do Sul, Lorena da Costa, os desafios são muitos e tem bastante relação com a falta de recursos financeiros, pelo fato de a cidade ser uma área de manancial e que, por isso, é muito dependente de recursos federais.

Em Quitandinha, a assessora da Saúde Jaqueline Ribas relatou a grande dificuldade de fixação de profissionais de saúde, em especial médicos, para atender a população. Outro problema é a estrutura física precária para atendimento, mesmo nas unidades básicas de saúde.

Além da questão da fixação dos profissionais, secretários e outros representantes da Saúde também apontaram as dificuldades de encaminhamento dos pacientes para atendimento especializado, já que não possuem estruturas próprias para esse tipo de assistência e precisam recorrer às cidades próximas, principalmente Curitiba, para dar assistência à população.

Massuda disse que essas pautas serão discutidas também com a Secretaria de Estado da Saúde e apresentadas ao Ministério da Saúde para buscarem soluções conjuntas para os problemas da região metropolitana de Curitiba.

A próxima reunião do Conselho será no dia 16 de maio, em Colombo.