Serviços da Secretaria Municipal de Saúde terão horário especial em dias de jogos da Copa
A Secretaria Municipal da Saúde está organizada para atender torcedores e moradores de Curitiba durante a Copa do Mundo de 2014, que começa no próximo dia 12.
Com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Matriz, que começou a funcionar no mês passado junto ao Hospital das Clínicas, a Prefeitura de Curitiba aumenta sua capacidade em 500 atendimentos diários para os casos de urgência e emergência. Além disso, a unidade básica de saúde Ouvidor Pardinho e Pilarzinho, que atendem até as 22 horas, farão os atendimentos de menor gravidade.
Fora a estrutura já existente, estão sendo montados um posto médico em frente à Arena da Baixada que funcionará nos quatro dias de jogo em Curitiba e outro na Pedreira Paulo Leminiski, onde será realizada a Fan Fest. “Cada posto contará com três ambulâncias do Samu, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para realizar o atendimento necessário.
As vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador também atuarão nos locais do evento e outros locais de interesse avaliando riscos e monitorando a ocorrência de situações de risco para a saúde pública para detecção precoce e resposta rápida e articulada”, diretora de Epidemiologia da Secretaria, Juliane Oliveira.
CIOCS
A Secretaria também irá montar o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), uma estrutura de caráter extraordinário que irá concentrar a gestão das ações da saúde, nos âmbitos da vigilância e assistência, para compartilhar as ações e apoiar as decisões durante os eventos de massa e monitorar os incidentes relacionados à Saúde.
“Na prática, o CIOCS será o componente do SUS no sistema integrado de comando e controle, que envolvem o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Aeronáutica, Exército e Infraero”, ressalta Juliane.
A preparação da Secretaria para a Copa incluiu ainda treinamentos para as equipes, incluindo diversos treinamentos em Curitiba com todas as entidades relacionadas para desenvolver um plano de ação para o atendimento de múltiplas vítimas para casos de atentados, contaminação química, desastres naturais.
Os serviços da Secretaria Municipal de Saúde vão funcionar da seguinte forma durante dos dias dos jogos da Copa do Mundo:
Unidades Básicas:
12/06: jogo Brasil x Croácia as 17 horas - as unidades funcionam até as 16 horas. Aquelas que trabalham até 22 horas reabrem as 20 horas;
16/06: jogo Irã x Nigéria em Curitiba - as unidades funcionam normalmente;
17/06: jogo Brasil x México as 16 horas - as unidades funcionam até as 15 horas. Aquelas que trabalham até 22 horas reabrem as 19 horas;
20/06: jogo Honduras x Equador em Curitiba - as unidades funcionam normalmente;
23/06: jogo Brasil x Camarões as 17h e jogo Austrália x Espanha em Curitiba as 13 horas - as unidades funcionam até as 16 horas. Aquelas que trabalham até 22 horas reabrem as 20 horas;
26/06: jogo Argélia x Rússia em Curitiba - as unidades funcionam normalmente;
UPAs:
- Funcionam normalmente todos os dias.