Mães compartilham experiências e importância de amamentar os bebês

00151042Um grupo de mulheres que tiveram bebês recentemente participou na tarde desta quinta-feira (07) do dia do "mamaço", ato coletivo de amamentar seus filhos. A atividade foi promovida por profissionais da Unidade de Saúde Érico Veríssimo, na qual as mães compartilharam suas experiências particulares e discutiram sobre a importância de amamentar os bebês. A ação da Secretaria Municipal de Saúde faz parte das atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que em Curitiba foi estendida para o mês inteiro e se encerra no final de agosto.

A Semana Mundial é realizada anualmente e a cada ano propõe um tema diferente, destacando neste ano as vantagens do aleitamento materno. “O trabalho busca sensibilizar as mães que estão nos últimos meses de gestação para que amamentem seus bebês”, afirmou Adriana Walesko, enfermeira da Unidade de Saúde Érico Veríssimo. Ela conta que o tema foi proposto a partir da observação de que a principal dificuldade das mães que trabalham é saber como retirar e armazenar o leite materno para que possa ser oferecido às crianças quando as mães retornam ao trabalho. Adriana orienta que o leite retirado deve ser guardados em vidros com tampas plásticas e armazenados no congelador.

Durante a conversa das mães com as profissionais de saúde, uma delas destacou que a amamentação é uma das melhores coisas da maternidade e comemorava que perdeu os 10 quilos que ganhou na gestação. “Já havia participado de uma oficina sobre amamentação e decidi participar nesta atividade porque acho a amamentação muito importante. Com o aleitamento materno transmito vida para minha filha”, afirma a analista de qualidade Keyti Moreira Vidal, de 25 anos, mãe de Giovana, de 29 dias.

Mãe de outros dois filhos, a cobradora de ônibus Rosangela de Oliveira Ferreira, de 23 anos, que há três meses teve o João Paulo, conta que resolveu participar do mamaço porque quer amamentar por maior tempo o terceiro filho, o que não fez com os outros dois. “Meu primeiro filho mamou até dois meses e a segunda até seis meses. Eles choravam e eu achava que meu leite era fraco”, afirmou. Rosangela aprendeu com as técnicas e com os médicos que não existe leite fraco, que é uma lenda, e também entendeu que os bebês choram por diversas razões. “Aprendi que a criança cresce com mais saúde quando é amamentada”, disse.

Além de alimentar os próprios bebês, as equipes incentivam a doação de leite materno para os Bancos de Leite. Em Curitiba há dois Bancos de Leite, do Hospital de Clínicas e do Hospital Evangélico.

Doação Pequena

A enfermeira obstetra, especialista em aleitamento materno, Rosane da Silva, do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, informou que nos dois bancos de leite de Curitiba o volume de leite materno armazenado é de aproximadamente 400 litros por mês, considerado pequeno. “O leite armazenado é oferecido exclusivamente aos bebês de UTIs neonatais. Se tivessem mais doações, o leite materno poderia ser oferecido a bebês de outras alas”, disse Rosane. Ela participou do dia do mamaço, no qual recebeu a doação de frascos de vidros para o banco do Evangélico.

Rosane lembrou que as mães acreditam que dar de mamar até os seis meses de vida do bebê é suficiente, mas não é. “O ideal é dar de mamar até terminar a fase oral do bebê, que vai até os 3 anos mais ou menos”, ponderou a enfermeira. Ela disse ainda que a mortalidade infantil reduziu no país desde que foram implantados os Bancos de Leite Humano.

Mamaço no Bairro Novo

Nesta sexta-feira (08), às 14 horas, a Maternidade Bairro Novo realiza o encerramento de suas atividades pela Semana Mundial de Aleitamento Materno que também será com um mamaço. Todas as mães atendidas pela maternidade e as da comunidade que ainda estejam amamentando foram convidadas a participar. Como aconteceu na Unidade de Saúde Érico Veríssimo, uma equipe multiprofissional receberá as mulheres para uma roda de conversa.

As mães são orientadas sobre técnicas de amamentação e recebem ainda o esclarecimento de eventuais dúvidas que possam ter. Na sequência, as mães amamentam seus bebês, que caracteriza o mamaço, sob a orientação das profissionais. A Maternidade Bairro Novo está localizada no Sítio Cercado e atende pacientes da região Sul de Curitiba.