Secretaria da Saúde e FAS integram atendimento psicossocial
O departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde e de Proteção Social Especial da Fundação de Ação Social (FAS) trabalham em conjunto no tratamento de pessoas com problemas mentais e em situação de vulnerabilidade social em Curitiba. Para continuar integrando este trabalho, foi realizado nesta quarta-feira (10) o 1º Encontro Intersetorial entre as duas entidades, na Prefeitura de Curitiba.
O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, conta que em um ano e meio de gestão foi possível acabar com as filas para atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Psiquiatras dos Núcleos de Apoio do Saúde da Família (Nasf) auxiliam no tratamento em unidades de saúde e um psiquiatra trabalha na regulação dos atendimentos de urgência do Samu. “Precisamos estabelecer cada vez mais estratégias de atendimento envolvendo os dois setores. Para ofertarmos o atendimento integral, precisamos que a interatividade entre os departamentos seja permanente, desde o planejamento até a execução”.
secretarias e o trabalho intersetorial é uma diretriz do nosso prefeito Gustavo Fruet e a agenda articulada entre Saúde e FAS é a oportunidade de conseguirmos uma vida mais digna para essas pessoas”, ressaltou a presidente da FAS, Marcia Fruet.
Desde o ano passado, as secretarias vêm realizando reuniões para discussão de casos. Em agosto de 2014, foi realizado o Encontro de Gestores, no qual representantes das duas entidades se reuniram, discutiram casos reais e definiram alguns planos de ação que estão sendo aplicados.
O Ministério Público também participou da discussão, já que muitas vezes ele é chamado para interceder em casos de transtornos mentais com vulnerabilidade social.
“Sem dúvida este é um momento de avanço na construção de uma política pública de atendimento integral dessas pessoas. Já vimos em casos assim o jogo de ‘empurra-empurra’ entre entidades e agora, com a institucionalização desses serviços, vamos somar esforços”, disse a promotora Fernanda Garcez.