Curitiba recebe evento mundial de promoção da saúde

louise.jpgA professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Montreal, no Canadá, Louise Potvin, veio a Curitiba para se reunir com os organizadores dos comitês científicos da 22.ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da União Internacional de Promoção da Saúde e Educação (UIPES), que acontece na capital paranaense em maio do ano que vem. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), com o suporte da União Internacional de Promoção da Saúde e Educação (UIPES). Esta será a primeira vez, em 47 anos, que a conferência será realizada na América do Sul.


O tema deste evento é Promovendo Saúde e Equidade. São esperados em torno de 3 mil participantes de aproximadamente 80 países. Entre os participantes estarão formuladores de políticas, pesquisadores, profissionais do setor público e privado, gestores, representantes de redes e instituições comunitárias, universidades, Organizações Não Governamentais e de mídia.
Em reunião com o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, na terça-feira (14), Louise explicou que fatores como o modelo de planejamento urbano e desenvolvimento de políticas públicas integradas de Curitiba, bem como a forma como a saúde pública é tratada na capital paranaense foram questões decisivas na hora de escolher a próxima sede do evento mundial. A capital paranaense foi escolhida em 2013 para sediar a próxima edição da conferência, após uma disputa com Durban, na África do Sul, e Taipei, em Taiwan. “As pessoas estão muito interessadas em ver o que se faz no Brasil para promover a saúde e a equidade”, salientou.