Cuidado em liberdade é tema de seminários em Curitiba
De 18 a 20 de maio, como parte das comemorações do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, Curitiba sedia o evento “Cuidado em Liberdade”. Serão três ações paralelas, a1ª Jornada de Saúde Mental UFPR,o 2º Seminário Municipal de Saúde Mental e o 3º Seminário Propulsão, que buscam ser espaços para produzir e promover conhecimentos para articulações de rede e fortalecimento de resistências em defesa das manifestações do cuidado em liberdade. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
O evento é uma realização do Centro Social Marista Propulsão em parceria com o Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde e Universidade Federal do Paraná (UFPR) e conta com o apoio da Secretaria Nacional de Política de Drogas (SENAD) do Ministério da Saúde e, entre os participantes, estará o representante da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Francisco Cordeiro.
Segundo o psicólogo Altieres Edemar Frei, atual diretor do Centro Social Marista Propulsão, o evento é fruto de uma relevante articulação entre o Propulsão, Secretaria de Saúde de Curitiba e UFPR. “É um espaço que representa o fortalecimento das redes de trabalhadores, estudantes e instituições nadefesa de direitos conquistados a partir da luta antimanicomial. O tema Cuidados em Liberdade remete, também, à desconstrução dos estigmas envolvendo usuários de álcool e outras drogas e ao posicionamento contrário aos engodos em torno da redução da maioridade penal”, enfatiza.
Dentro do 2º Seminário Municipal de Saúde Mental, serão desenvolvidas ações acadêmicas na área e um aprofundamento no debate das políticas de cuidado a usuários de álcool e drogas no município. “O evento é ainda uma continuidade do primeiro Seminário de Saúde Mental de Curitiba, realizado em 2013. Na ocasião, o serviço oferecido pela rede pública passava por um processo de mudanças estruturais e reorganização do modelo de gestão. O momento atual é bastante diferente, houve um avanço em várias áreas e é hora de fazermos uma avaliação disso tudo”, salienta o diretor do Departamento de Saúde Mental da SMS, Marcelo Kimati.
Aabertura do seminário será no Auditório Gralha Azul e contará com a participação de Silvio Yasui, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Marcelo Kimati Dias, da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, que falarão sobre os desafios da reforma psiquiátrica.
“O evento propõe diferentes mesas que se debruçam sobre a análise crítica e propositiva das atuais políticas públicas, apresentando experiências exitosas e questionamentos sobre diferentes temáticas”, explica Luís Ferro, um dos organizadores do evento e professorda UFPR.
Durante os três dias serão debatidos assuntos como os desafios e estratégias para a prática e cuidados a populações vulneráveis, saúde mental e judicialização, economia solidária etranstornos de aprendizagem e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) como desafios da saúde mental infanto-juvenil. Haverá também oficinas específicas para os trabalhadores e estudantes das instituições organizadoras com os palestrantes convidados debatendo uma série de temas: redução de danos e seus desafios de manejo entre crianças e adolescentes, centros de convivência, economia solidária e geração e renda, entre outros.
Os Seminários acontecerão nos auditórios Gralha Azul e Maurício Bissoli, do Bloco Didático II e Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.propulsao.org.br/producao-de-conhecimento. As vagas são gratuitas e limitadas.
Serviço:
Cuidado em Liberdade
1ª Jornada de Saúde Mental UFPR, 2º Seminário Municipal de Saúde Mental e o 3º Seminário Propulsão
Data :18 a 20 de maio d e2015
Local: Universidade Federal do Paraná – Campus Botânico. Avenida Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico, nos auditórios: Gralha Azul e Maurício Bissoli, do Bloco Didático II e Setor de Ciências da Saúde.
Informações e inscrições:www.propulsao.org.br/producao-de-conhecimento
PROGRAMAÇÃO
18 DE MAIO | 19h às 22h | Auditório Gralha Azul
MESA 1 | DESAFIOS DA REFORMA | ABERTURA
Convidados: Silvio Yasui (UNESP) e Marcelo Kimati Dias (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba)
19 DE MAIO | 13h30 às 17h | Auditório Gralha Azul
MESA 2 | REDUÇÃO DE DANOS: desafios e estratégias para a prática e cuidados a populações vulneráveis.
Convidados: Marcelo Melissoupoulos (Projeto Quixote-SP), Lucas de Souza (Projeto Quixote-SP) e Bruno Logan (Aplicativo sobre Redução de Danos)
19 DE MAIO | 13h30 às 17h | Auditório Maurício Bissoli
MESA 3 | SAÚDE MENTAL E JUDICIALIZAÇÃO
Convidados: Carmen Regina Ribeiro (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba), Angela Mendonça (FAS), Dra. Laís Letchacovski (MP-PR) e Dra. Andreia Cristina Bagatin (MP-PR)
20 DE MAIO | 13h às 15h15 | Auditório Gralha Azul
MESA 4 | ECONOMIA SOLIDÁRIA E CECOS: possibilidade de convivência e geração de trabalho e renda
Convidados: Leonardo Penafiel Pinho (Unisol/ABRASME) e Sabrina Helena Ferigatto (UFSCAR).
20 DE MAIO | 13h às 15h30 | Auditório Maurício Bissoli
MESA 5 | TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E TDAH COMO DESAFIOS DA SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL
Convidados: Gisele Minikoski (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba), Mirian Biasão (FEAES) e Ana Paula Ruiz (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba).
20 DE MAIO | 15h30 às 18h | Auditório Gralha Azul
MESA 6 | A REFORMA DA REFORMA | ENCERRAMENTO
Convidados: Marcelo Kimati Dias (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba), Marcia Fruet (FAS), Adriano Massuda (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba) e Francisco Cordeiro (Organização Panamericana de Saúde).