Hospital de Clínicas abrirá seis leitos de UTI com equipamentos entregues pela Prefeitura

computadores do HC
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, recebeu oito monitores multiparamétricos que serão utilizados no monitoramento de pacientes internados nas UTIs. Os equipamentos foram adquiridos com recursos da Secretaria Municipal da Saúde por meio de emendas de nove vereadores de Curitiba, previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014.

Com os equipamentos, a instituição poderá abrir seis novos leitos de UTI, além de renovar os aparelhos de dois leitos já existentes.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, participou da entrega oficial, realizada na manhã desta terça-feira (19), ao lado do superintendente do Hospital de Clínicas (HC), Flávio Tomasich, e do vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari.

O coordenador médico da UTI Geral Adulto do HC, Hipólito Carraro Jr., disse que além de aumentar a capacidade de atendimento na UTI, os novos equipamentos trazem tecnologias mais avançadas para a assistência aos pacientes, independentemente do tipo de problema apresentado. “É possível monitorar o nível de hidratação do paciente, os graus de analgesia e de sedação, entre outros parâmetros importantes para verificar a vitalidade do organismo”, explicou.

Os oito monitores custaram aproximadamente R$ 145,5 mil. Atualmente, o HC conta com 51 leitos de UTI, sendo 35 adultos e 16 pediátricos.

Massuda destacou a importância da parceria entre a Secretaria da Saúde e a Câmara Municipal para a apresentação de emendas coletivas em benefício do SUS Curitiba. “Agora podemos mandar mais pacientes para o HC”, comentou o secretário.

O superintendente do HC ressaltou as mudanças que estão acontecendo no hospital e lembrou que era um compromisso de sua gestão estimular o Hospital de Clínicas a contribuir cada vez mais com a rede municipal de saúde.

Mulinari lembrou a necessidade de se resgatar os atendimentos de urgência e emergência no Hospital de Clínicas e, segundo ele, isso começou a mudar há um ano, com a implantação da UPA Matriz na estrutura anexa ao HC. Segundo ele, os novos monitores multiparamétricos que serão utilizados nas UTIs vêm reforçar essa ação. “Este é um investimento na sociedade e não apenas no Hospital de Clínicas. Estamos defendendo o sistema público de saúde. Aqui no HC, queremos reconquistar a credibilidade que a sociedade nos impõe.”, argumentou.