Concurso para médico da Prefeitura tem 1,3 mil inscritos
O concurso público para contratação de médicos para a Prefeitura de Curitiba deste ano atraiu 1,3 mil candidatos, número superior à soma dos três últimos concursos realizados para a categoria na cidade. Estão sendo ofertadas 60 vagas e os profissionais selecionados irão atuar nas unidades básicas de saúde da capital (21,6 candidatos/vaga). Os salários ofertados variam entre R$ 5.334,27 e R$ 15.240,76. As provas serão realizadas em 28 de junho.
Das 60 vagas, três (5%) são reservadas para pessoas com deficiência. Todo o processo de seleção está sendo organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O resultado será divulgado em 15 de julho.
Nos concursos anteriores, realizado em 2011 e 2012, foram registrados 221 e 420 candidatos, respectivamente. Em 2013, o Processo Seletivo Simplificado contou com 447 participantes.
Curitiba conta com 109 unidades básicas de saúde distribuídas em nove Distritos Sanitários. Os selecionados irão atuar na área de atenção primária à saúde.
Para o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, o maior interesse dos médicos em atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba é reflexo da reestruturação e da reorganização do sistema público de saúde local, que valoriza a atenção primária acessível e resolutiva. “Para a categoria, é uma oferta atrativa, pois alia salários dentro da realidade do mercado à experiência de atuar na saúde pública, que é sempre enriquecedora”, salienta.