Candidatos do Sul e Sudeste são a maioria no concurso público para médicos da Prefeitura
A maioria dos candidatos inscritos para o concurso de médico da Prefeitura de Curitiba reside nos estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Dos 1,3 mil candidatos, 92% residem no Paraná (1.086). Depois, os estados que mais enviaram candidatos são Santa Catarina (50), São Paulo (25), Minas Gerais (20), Rio de Janeiro (19) e Rondônia (18). As mulheres também são a maioria entre os participantes, com 55% das inscrições.
O número de candidatos este ano é superior à soma dos três últimos concursos realizados para a categoria na cidade. Estão sendo ofertadas 60 vagas e os profissionais selecionados irão atuar nas unidades básicas de saúde da capital (21,6 candidatos/vaga). Os salários ofertados variam entre R$ 5.334,27 e R$ 15.240,76. As provas serão realizadas em 28 de junho.
Há ainda candidatos do Rio Grande do Sul (11), Bahia (11), Mato Grosso do Sul (11), Distrito Federal (8), além de representantes em menor número dos estados do Ceará, Goiás, Amazonas, Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará, Mato Grosso, Alagoas, Paraíba, Tocantins, Acre e Maranhão, conforme as estatísticas do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“Há muitos fatores que atraem os médicos para Curitiba. Além da estrutura de serviços e da qualidade de vida que a cidade oferece, há toda a história e organização do Sistema Único de Saúde, tudo isso aliado a salários atrativos dentro da realidade do mercado nacional”, analisa o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda.
Das 60 vagas, três (5%) são reservadas para pessoas com deficiência. Todo o processo de seleção está sendo organizado pela Federal. O resultado será divulgado em 15 de julho.
Nos concursos anteriores, realizado em 2011 e 2012, foram registrados 221 e 420 candidatos, respectivamente. Em 2013, o Processo Seletivo Simplificado contou com 447 participantes.
Curitiba conta com 109 unidades básicas de saúde distribuídas em nove Distritos Sanitários. Os selecionados irão atuar na área de Atenção Primária à Saúde.