Curitiba divulga Conferência Mundial durante evento em Goiânia
Representantes da Secretaria Municipal da Saúde participam, a partir desta segunda-feira (27), do 11.º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), que este ano tem como tema “Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal”. O evento, que vai reunir pesquisadores e profissionais da área de Saúde entre os dias 28 de julho e 1.º de agosto de 2015, em Goiânia (GO), deve reunir cerca de 5 mil participantes.
A Secretaria de Saúde de Curitiba vai aproveitar a oportunidade para apresentar a cidade como sede da 22.ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES, que acontece em maio de 2016. A técnica do Núcleo de Promoção da Saúde da Secretaria, Simone Tetu Moysés, responsável pela organização da Conferência Mundial em Curitiba, fala que o Abrascão é uma grande oportunidade para divulgar o evento, principalmente entre os pesquisadores interessados em inscrever seus trabalhos.
“O congresso em Goiânia vai promover o intercâmbio de informações e experiências inovadoras na área da saúde coletiva no Brasil. Muitas dessas iniciativas podem vir a ser apresentadas em Curitiba”, comenta Simone.
“Promovendo Saúde e Equidade” é o tema da 22.ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde e cinco subtemas vão completar o debate: Imperativos éticos e culturais em intervenções que promovam saúde e equidade; Mudanças urbanas fazendo diferença localmente, considerando vozes emergentes; Saúde em todas as políticas e ações intersetoriais: inovações na teoria, avaliação e pesquisa; Caminhos para alcançar o desenvolvimento humano sustentável e saudável em escala global; Criando questões de pesquisa compartilhadas para aproximar a investigação da prática.
Inscrições
As inscrições dos trabalhos a serem apresentados na 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde podem ser feitas pelo site www.iuhpeconference2016.com até o dia 4 de setembro. Em outubro a Comissão Científica Global da Conferência irá visitar Curitiba para participar do Marathon Meeting, reunião para finalizar a avaliação dos trabalhos inscritos, já que novembro é o mês escolhido para a divulgação dos resultados.
Entre os conferencistas já confirmados estão a arquiteta Aziza Chaouni, especialista em “tecnologia verde”; a diretora de Desenvolvimento em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Vivian Lin; o pesquisador ativista social Jaime Breihl; o pesquisador Cesar Victora, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e consultor da Organização Mundial da Saúde na área de desigualdades em saúde materno-infantil.