UFPR e Prefeitura promovem formação de servidores na área da Política sobre Drogas

A Universidade Federal do Paraná e a Secretaria Municipal da Saúde promoveram nesta segunda-feira (07) a aula inaugural do Centro Regional de Referência (CRR) para formação em Políticas sobre Drogas. O local será um espaço destinado à formação de servidores municipais sobre processos formativos em Políticas sobre Drogas, conforme as diretrizes da Política Nacional sobre Drogas e a Política Nacional de Saúde Mental.

Estão previstas quatro turmas, de 90 participantes cada. A primeira tem início nesta semana.

O diretor do Departamento de Política Sobre Drogas, da Secretaria Municipal da Saúde, Marcelo Kimati, explica que a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) – órgão vinculado ao Ministério da Justiça – tem incentivado estratégias de capacitação e intervenção nessa área. “A intenção é atingir um público abrangente para garantir a efetividade das ações de prevenção, tratamento, reinserção social, redução de danos e repressão ao tráfico de drogas”, explica.

A criação do Centro Regional de Referência está prevista no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas – Decreto 7.179/2010 – para a formação de uma rede de atendimento articulada e qualificada. “É um trabalho voltado para subsidiar os profissionais que atuarão diretamente no atendimento aos usuários de drogas, preparando-os para desenvolver ações voltadas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários de crack, álcool e outras drogas e ao enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas”, explica Kimati.

O primeiro curso será sobre “Políticas sobre Drogas e Saúde Mental - marcos legais, diretrizes e conceitos fundamentais”, com início nesta quinta-feira (10). Para o ano que vem, estão programadas capacitações para servidores municipais que atuam nas áreas de urgência e emergência, populações vulneráveis, entre outros.