CIC terá mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti neste sábado
Duas grandes ações para combater o mosquito Aedes aegypti e sensibilizar a população sobre os problemas que ele acarreta estão programadas para acontecer no próximo sábado (12), na região da Cidade Industrial de Curitiba. Além de transmitir a dengue, o mosquito também é responsável pelos casos de zika vírus e de febre chikungunya, e a melhor forma de evitar a ocorrência dessas doenças na cidade é evitando a proliferação do mosquito.
No sábado pela manhã, a atividade ficará por conta dos profissionais da Unidade de Saúde Jardim Gabineto, que farão um mutirão nas proximidades da unidade. Equipes formadas por agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem farão a abordagem aos moradores que ainda não receberam este tipo de orientação. Também serão realizadas vistorias em locais mais críticos do bairro, como terrenos vazios e áreas próximas ao rio, que costumam se transformar em depósitos de lixo.
Segundo a coordenadora da unidade, Adriana Meirelles, o trabalho dos profissionais da saúde é sempre o de orientar e mobilizar a população, buscando sensibilizar para a gravidade do problema. “Ainda existe muita gente que acumula lixo em casa e na rua e essa é uma situação preocupante para a saúde pública. Mas lembro que quando surgiram os primeiros casos de dengue no Brasil, também foi difícil explicar o papel da população do combate ao mosquito. Esse é um trabalho diário, rotineiro, constante”, comenta.
No período da tarde, é a vez da equipe da Unidade de Saúde Barigui fazer uma varredura nas proximidades da unidade, em busca de possíveis criadouros do mosquito. A ação vai contar com a participação de 60 desbravadores da Igreja Adventista. “O diferencial deste trabalho é o fato de voluntários estarem falando para a comunidade sobre como se prevenir das doenças com cuidados simples, dentro da própria casa”, explica o coordenador da unidade, Valmiro Antonio de Oliveira.
A diretora do Distrito Sanitário CIC, Cynthia Calixto Fraiz, fala que todas as unidades do CIC estão fazendo ações para sensibilizar a população na guerra contra o Aedes aegypti e, automaticamente, contra a dengue e as novas doenças que o mosquito transmite. “Os profissionais de saúde e os agentes de endemias fazem esse trabalho rotineiramente. Entretanto, chegamos a um momento que não dá mais para deixar apenas na mão dos profissionais da saúde ou do meio ambiente. O esclarecimento e a participação da população é essencial para garantir que Curitiba fique livre da dengue, da zika e da chikungunya”, enfatiza.
Mutirões de combate ao Aedes aegypti
US Jardim Gabineto: Rua Engenheiro João Vizinoni, 458 – CIC – Sábado (12), saída às 8h
US Barigui: Rua Arthur Martins Franco, 5.516 – CIC – Sábado, saída às 15h