Curitiba tem bons exemplos de políticas voltadas à promoção da saúde
Curitiba estará bem à vontade como sede da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, que começa no dia 22 de maio. A cidade é considerada modelo de implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Redefinida pela portaria n° 2.446, de novembro de 2014, a PNPS ampliou o conceito de saúde e o referencial teórico da promoção da saúde, que passou a ser tratada como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde a partir da articulação e cooperação entre vários setores, buscando integrar suas ações com as demais redes de proteção social, com ampla participação e controle social.
Um bom exemplo de ação local é o #Tamojunto, programa de prevenção do uso de álcool, tabaco e outras drogas, realizado em escolas municipais e direcionado ao público adolescente dos 8º anos do ensino fundamental.
Implementado na capital em 2014, a convite do Ministério da Saúde o programa é voltado para a prevenção contra o uso de drogas e envolve as secretarias municipais da Saúde e da Educação. O #Tamojunto é composto por um conjunto de 12 aulas, além de três oficinas para pais e responsáveis. Até agora, após dois anos de implantação, o #Tamojunto capacitou 91 profissionais da saúde e 56 da educação, atingiu em torno de 4 mil adolescentes e cerca de 618 pais durante as oficinas do programa.
Outro bom exemplo é o programa Cuide-se +, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) no Paraná e que leva ao trabalhador da indústria prevenção e educação em saúde. Redução de incidência de acidentes, de situações de risco, de índices de absenteísmo e licença por doenças na empresa são alguns dos focos do Cuide-se +, que é dividido em oito eixos: Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas, Alimentação Saudável, Prevenção de Acidentes de Trabalho, Saúde Mental, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Prevenção de Doenças Crônicas, Estímulo a Atividades Físicas e Detecção do Câncer.
“A proposta do Sesi é oferecer soluções em segurança, saúde e educação para a indústria para o trabalhador e sua família. Com isso, reduz e previne acidentes de trabalho e traz mais saúde ao trabalhador, garantindo mais competitividade e produtividade para os negócios, diminuindo gastos e atuando de forma preventiva”, explica Juliana Lacerda, gerente de segurança do Sesi Paraná, que incentiva campanhas de conscientização entre os trabalhadores, seja por meio de palestras, cursos de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) ou ações preventivas de Segurança do Trabalho.
O Sesi Paraná é um dos patrocinadores da 22ª edição da Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES, que acontecerá no ExpoUnimed, de 22 a 26 de maio. O evento é promovido pela União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação para a Saúde–UIPES em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva–Abrasco.
A Política Nacional de Promoção da Saúde
A PNPS propõe o resgate de valores como a solidariedade, a felicidade, a ética, o respeito a diferenças, a humanização, a corresponsabilidade, a justiça e inclusão social, como base para o desenvolvimento de ações que promovam a saúde e a equidade. Mais que oferecer assistência à saúde e controlar doenças, esta Política estimula a construção da autonomia das pessoas no cuidado de sua saúde e ações que envolvam a participação e responsabilidade de todos, respeitando diferenças e favorecendo que os espaços de vida das pessoas - a casa, a comunidade, a escola, o local de trabalho, a cidade, favoreçam a saúde e o cuidado.
Por isso, o objetivo principal da PNPS é promover a equidade e a melhoria das condições e modos de viver, ampliando a potencialidade da saúde individual e coletiva, reduzindo vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais. Isto inclui ações conjuntas, desenvolvidas por vários setores da sociedade e do governo, que favoreçam a mobilidade das pessoas nos seus espaços de vida, o desenvolvimento seguro, saudável e sustentável, a promoção da cultura da paz, o acesso à educação e informação, o cuidado ambiental. Todas estas ações têm impacto na saúde das pessoas e podem fazer a diferença para a vida com saúde e qualidade.
Sobre a conferência
Iniciadas em 1951, em Paris, as Conferências Mundiais em Promoção da Saúde promovidas pela União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação para a Saúde (UIPES), configuram-se como o principal evento para profissionais, pesquisadores, gestores e interessados na temática e têm acontecido nas diversas regiões do mundo. Esta é a primeira vez que o evento acontecerá no Brasil, onde a Política Nacional de Promoção da Saúde completará dez anos em 2016.
22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde UIPES 2016
Data: abertura dia 22 de maio, domingo. Evento até dia 26 de maio, quinta-feira
Local: ExpoUnimed/Teatro Positivo - R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Cidade Industrial, Curitiba - PR, 81280-330
Inscrições e mais informações: www.iuhpeconference2016.com