Saúde municipal ganha mais força com a contratação de 53 novos profissionais

novos-funcionarios

Nesta sexta-feira (20/7), 53 novos profissionais de saúde - 15 enfermeiros, nove médicos e 29 técnicos de enfermagem - contratados pela Prefeitura passaram por uma integração na Secretaria Municipal da Saúde. A previsão é que eles assumam os postos de trabalho a partir da próxima quarta-feira (25/7).

Além destes 53, outros 47 profissionais ainda serão chamados, conforme o anúncio feito pelo prefeito Rafael Greca. Os novos profissionais vão reforçar as equipes das unidades de saúde, UPAs e do Samu.

Integração

O encontro de integração, nesta sexta-feira, ocorreu depois de uma semana intensa, em que os novos profissionais tiveram oportunidade de fazer visitas aos locais de trabalho, nos distritos sanitários e no Samu.

“Receber novos servidores demonstra a prioridade que o nosso prefeito Rafael Greca tem dado à saúde. E essa integração permite aproximar esses servidores de nossos programas e projetos prioritários e, especialmente, da nossa missão, que é servir à população curitibana”, afirma a secretária municipal da saúde, Márcia Huçulak.

Durante o encontro desta sexta, a superintendente executiva da secretaria, Beatriz Battistella Nadas, abordou o plano estratégico da pasta. Além disso, gestores da secretaria trataram de outros temas com o grupo, como perfil epidemiológico do município, a rede de urgência e emergência e a organização de atenção primária à saúde.

Para garantir o alinhamento dos processos de trabalho, na próxima semana, antes de assumir os postos, os novos profissionais da saúde passarão também por uma capacitação sobre diretrizes e protocolos da secretaria e Sistema Único de Saúde (SUS). Na agenda, também está marcada uma visita ao Hospital do Idoso e ao Laboratório Municipal.

Carreira

O médico Guilherme Gonçalves Mainardes, 25 anos, um dos novos profissionais contratados, vai atuar na unidade de saúde Ouvidor Pardinho. A vaga foi aberta após um remanejamento interno, que priorizou a lotação de profissionais em unidades de saúde localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social. “Eu acredito que os melhores profissionais de saúde têm de trabalhar no SUS”, diz ele, contando que pretende seguir carreira no serviço público.

O enfermeiro Cléber Felizari, 36 anos, terá a primeira experiência como servidor público e está animado. “A expectativa é poder prestar um serviço à população e contribuir com a saúde”, afirma Cléber. Ele conta se sentir estimulado com o novo local de trabalho: a central de regulação do Samu. “Acho que vai ser bem agitado”, diz.

A técnica em enfermagem Suélen Renata Meira, de 31 anos, trabalhava no Hospital do Idoso. Agora, passa a integrar o quadro da Prefeitura como servidora pública. “Vou trabalhar na UPA do Pinheirinho. Tenho cinco anos de experiência em UTI e estou animada”, conta.