Curitiba é a primeira cidade do Brasil a aderir ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Pacto Vacina

O prefeito em exercício Eduardo Pimentel assinou, nesta sexta-feira (28/4), o termo de adesão de Curitiba ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. A capital paranaense é o primeiro município do Brasil a aderir à ação nacional, que busca a retomada das coberturas de vacinação em todo o país. Durante a cerimônia, que aconteceu no Palácio Iguaçu, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou o termo pelo Paraná, também primeiro estado a participar.

O Pacto Nacional é uma ação capitaneada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, que busca a defesa da vacinação, visando a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional. A ação ocorre após a diminuição da cobertura vacinal no Brasil a partir de 2013. A proposta é que haja o engajamento dos diversos níveis e esferas de governo e da sociedade, com a realização de materiais informativos e de campanhas de comunicação, para conscientização da importância, segurança e eficácia das vacinas, além de promover o alerta para riscos de retorno de doenças transmissíveis já erradicadas.

O Pacto Nacional pretende, ainda, garantir metas crescentes de adesão da população ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Durante o evento, Eduardo Pimentel destacou as ações que já vem sendo realizadas neste sentido pelo município. “Em Curitiba, nós temos um histórico forte de vacinação e apoio. Aqui, há poucos dias tivemos um grande Dia D. No ano passado, fizemos quatro dias D e semanas com horários estendidos de vacinação, além de realizarmos busca ativa pelas crianças e familiares, de quem faltou no dia da vacinação”, disse.

Eduardo Pimentel ressaltou, ainda, uma pesquisa recente, feita pelo CNPQ e Ministério da Saúde, que aponta Curitiba como a capital melhor posicionada, ao lado de Teresina (PI), entre aquelas que mais vacinam sua população.

“A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, diz uma frase importante: ‘a vacina é a ciência em gotas’. E é isso que acreditamos, vacinando e cuidando da saúde na nossa Curitiba”, completou Pimentel.

Os primeiros
O governador Ratinho Júnior destacou o pioneirismo do Estado em aderir ao termo. “Estamos muito honrados em ser o primeiro Estado a colaborar com esse pacto pela consciência vacinal. Tenho certeza que vai ajudar a levar saúde e, consequentemente, salvar milhares de vidas por meio da consciência que vai fortalecer”, afirmou.

“É a partir deste ato aqui no Paraná, primeiro estado a aderir ao Pacto Nacional, que pretendemos alcançar no Brasil todos os demais estados”, disse o conselheiro nacional do Ministério Público e presidente da Comissão de Saúde, Jayme Martins de Oliveira Neto. “Esse é o momento em que a sociedade brasileira precisa tomar consciência e as rédeas”, completou.

Resultados
A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, destacou os resultados dos trabalhos em prol da vacinação na capital do estado.

Curitiba fechou dezembro de 2022 com média de 91,6% de cobertura de vacinação das crianças até 1 ano de idade. A cobertura vacinal da capital paranaense é bastante superior à média nacional, que registrava 70,2% em dezembro de 2022.

A média de 91,6% de cobertura vacinal em dezembro de 2022 em Curitiba é também superior à média do município no início do ano passado, em janeiro, quando a cobertura estava em 88,4%. O número também é superior à cobertura média registrada no período pré-pandemia, em dezembro de 2019, quando Curitiba registrava 90,7%.

Adesões

Pacto Vacina3Além da Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado aderirem ao Pacto Nacional, também assinaram o termo nesta sexta-feira (28/4), no Palácio Iguaçu, a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), o Tribunal de Contas do Estado, a seccional do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) e a Associação dos Magistrados do Paraná (AMP).

Presenças

Participaram do evento as deputadas estaduais Márcia Huçulak e Maria Victoria; o conselheiro nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano; o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, juiz Frederico Mendes Júnior; o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura; a vice-presidente do TJ-PR, Joeci Machado Camargo; o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; o procurador de justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto; a corregedora-geral do Ministério Público do Paraná, Rosângela Gaspari; o diretor-geral do TRE-PR, Valmir Mombach; o presidente da AMP, Jederson Suzin; a diretora de prerrogativas da OAB-PR, Marion Bach; o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; a secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandra Leal; o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado; o vereador Oscalino do Povo; a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Maria Goretti; e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, Ivoliciano Leonarchik.