Ouvidoria vai até o cidadão saber opinião sobre serviços da Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde começou novo ciclo da Ouvidoria Itinerante nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Curitiba. O grupo, formado por representante de vários segmentos, incluindo a comunidade, vai até o cidadão para aplicar um questionário sobre o serviço prestado pelo SUS Curitiba e informar sobre a Ouvidoria e os canais disponíveis para sugerir, elogiar, solicitar ou reclamar. Os principais canais são a linha 0800-644-0041 e formulário eletrônico disponível no site da Secretaria de Saúde de Curitiba

O grupo também orienta a população sobre a importância de usar a UPA somente para casos de urgência ou emergência e os Postos de Saúde para fazer consultas. A primeira unidade visitada é a UPA Sítio Cercado. Até 6 de abril, o grupo, que começou o trabalho na semana passada, vai à unidade em dias e horários diferentes, quando o número de pacientes é maior. A próxima unidade será a do Boa Vista e assim até o fim do ano para completar o monitoramento nas nove UPAs.

Fabíola Pie Nunes, coordenadora da Ouvidoria SUS Curitiba, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde, explica que as visitas resultam em mudanças e padronização de processos, com a participação da comunidade. “Não esperamos que o usuário abra a manifestação, vamos até ele e verificamos o problema, para definir soluções”, comentou Fabíola.

Reforço

A Ouvidoria Itinerante começou em 2014, como projeto para tornar a Ouvidoria do SUS Curitiba ativa, mantendo-se permanente após ter sido aprovada na 13.ª Conferência Municipal de Saúde em 2015. No início, apenas quatro pessoas compunham o grupo. Ao longo dos anos foram sendo agregados outros participantes e atualmente são oito.

Participam representantes dos usuários, da Ouvidoria, do Distrito Sanitário da região da UPA, do Departamento de Urgência e Emergência e gestores do Posto de Saúde que atendem a região e da UPA visitada. Também integram o grupo representantes da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), responsável pelo corpo médico das UPAs, e de sua Ouvidoria.

“Esses setores e entidades participam do atendimento de urgência e emergência na capital. Com todos envolvidos nas visitas fica mais fácil encontrarmos soluções ou implantarmos melhorias”, completou Fabíola.

Canais

O cidadão pode opinar sobre qualquer das unidades de saúde sob responsabilidade do governo municipal, que incluem Centros de Atenção Psicossocial, hospitais e laboratório e vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica.

Elogios, críticas, denúncias e sugestões podem ser feitos pelo telefone 0800-644-0041, pelo formulário eletrônico disponível no link da Ouvidoria SUS na página www.saude.curitiba.pr.gov.br ou pessoalmente, no térreo da sede da Secretaria Municipal da Saúde, na Rua Francisco Torres, 830, Centro, das 8h às 18h, em dias úteis. O usuário também pode enviar carta ao mesmo endereço ou e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Por esses canais, a Ouvidoria SUS Curitiba recebe a manifestação e a analisa, para identificar necessidades e possibilidades. Encaminha a solicitação para providência, analisa o resultado e responde ao usuário. “O protocolo para receber as manifestações dos usuários garante que ele tenha respostas seguras e que a observação registrada possa melhorar o atendimento em saúde, através dos relatórios que são encaminhados para o gestor municipal”, afirmou Fabíola.

Acessando o serviço da Ouvidoria o usuário também participa da administração, fazendo da relação entre o cidadão e o serviço público um exercício de participação social.