Notícias

  • Encantar LeonardoSaúde de Curitiba oferece atendimento a crianças autistas e apoio aos pais e cuidadores

    O adolescente Leonardo Azevedo de Lima, de 14 anos, era todo sorriso e entusiasmo com as novas instalações do Ambulatório Encantar. Nesta terça-feira (1/4), Leo foi conhecer a nova sede, inaugurada pelo Prefeito Eduardo Pimentel na sexta-feira (28/3), e visitar os amigos que fez durante o tempo em que frequentou a unidade.

    Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista desde 2015, quando tinha 5 anos, Leonardo foi atendido desde então pela equipe multidisciplinar do Encantar e teve alta das terapias há um mês. Acompanhado da mãe, a assistente social Glaucye Azevedo de Lima, Leonardo foi recebido pelo psicólogo Fidélis Líbero Grando Filho, que se tornou um grande amigo, e fez questão de fazer um tour pelos cinco andares da nova sede.

    “Eu acho que esse apoio que o Encantar dá pra gente, tanto para os pais como para as crianças, é sensacional. Eu devo a qualidade de vida dos meus filhos e da minha família ao Encantar”, elogiou Glaucye com os olhos marejados de emoção ao ver a alegria do filho visitando a nova sede.

    “O Leonardo adora o Encantar. Ele chegou aqui na sede nova e os olhinhos dele brilhavam. Meu filho era uma conchinha e desabrochou aqui”, declarou. Além de Leonardo, a irmã, Fernanda, de 19 anos, também é autista e foi diagnosticada na mesma época do menino. Os dois frequentaram as terapias oferecidas e convivem com a condição com certa tranquilidade, após anos de aprendizado conjunto no Encantar.

    Segundo Glaucye, a alta das terapias é uma conquista. Significa que a família tem condições de lidar com os desafios e características do TEA e, sempre que necessário, podem recorrer aos profissionais do SUS Curitibano.

    “Só quem vive e convive com as batalhas do cotidiano sabe do desafio que é a possibilidade de ter uma alta. Tem gente que passa a vida inteira sem alcançar essa conquista”, revelou a mãe de Leonardo.

    Leia mais...
  • IMG 20250402 091116121 HDRSecretária da Saúde lança Programa Operação Sala Vermelha para profissionais de Urgência e Emergência da SMS/Feas

    A Secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak, lançou, nesta quarta-feira (2/4), o programa Operação Sala Vermelha, que tem o objetivo de definir as diretrizes essenciais para o atendimento pré-hospitalar móvel e fixo em Curitiba e capacitar os profissionais de urgência e emergência da SMS e Feas.

    O evento de lançamento aconteceu no Centro de Regulação de Urgência Matheos Chomatas, sede do Samu, Departamento de Urgência e Emergência (DUE) e Centrais de Regulação, e reuniu as chefias dos serviços de Urgência e Emergência da SMS e Feas.

    “Esse é um projeto que foi pensado nos mínimos detalhes. Eu vivo a urgência e emergência há mais de 20 anos e sei dos desafios impostos, pois quatro ou cinco minutos é o tempo que eu tenho para agir na urgência e emergência e os resultados dessa ação impactam positiva ou negativamente na vida das pessoas”, disse Tatiane Filipak.

    Realizado no Departamento de Urgência e Emergência e desenvolvido pelo Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh), o programa Sala Vermelha tem como objetivo principal fortalecer a formação e qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente, garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado.

    Fundamentado na Portaria 2.048/2002, que estabelece diretrizes para a educação continuada nos serviços de urgência, o programa incentiva a busca constante pelo conhecimento, promovendo capacitação, habilitação e aprimoramento das competências dos profissionais da área. Os servidores participarão das aulas teóricas durante seu período de plantão e terão aulas práticas em horários alternativos.

    Leia mais...
  • vacina gripePrefeitura de Curitiba inicia vacinação contra a gripe nesta terça

    A Secretaria Municipal da Saúde inicia nesta terça-feira (1/4) a Estratégia de Vacinação contra a Gripe 2025. A partir desta data, o imunizante atualizado estará disponível para os públicos prioritários em 109 unidades de saúde da Prefeitura de Curitiba. Ao todo, o público é composto por 714 mil pessoas em Curitiba.

    Para saber mais sobre endereço e horários de funcionamento dos pontos de vacinação, acesse o site Imuniza Já Curitiba.

    Fazem parte do público prioritário para receber a vacina contra a gripe de rotina, segundo o definido pelo Ministério da Saúde: pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes.

    “Estamos convocando as pessoas que fazem parte deste grupo prioritário de rotina a comparecer às unidades de saúde e se vacinaram, pois estes são os mais vulneráveis à doença”, afirma a secretária municipal da saúde, Tatiane Filipak. “A gripe é a uma doença que pode levar a morte", alertou.

    Em 2024, foram registradas 50 mortes por gripe em Curitiba, o maior número nos últimos dez anos.

    Leia mais...
  • encantarEduardo Pimentel entrega a nova sede do Encantar e amplia atendimento para autismo em Curitiba

    O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, inauguraram, nesta sexta-feira (28/3), a nova sede do Ambulatório Encantar, especializado no atendimento de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A entrega do novo espaço compõe a programação do aniversário de 332 anos de Curitiba e atende a um compromisso de campanha de ampliar a oferta de atendimento especializado para TEA.

    “A missão que nós temos do plano de governo é ousada e nós vamos cumprir. Fico feliz de, em menos de 90 dias, estar entregando esse compromisso assumido no período eleitoral e que já é realidade, num local estratégico, no centro da cidade, muito bem estruturado e já atendendo nossas crianças e suas famílias”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

    O Ambulatório Encantar realiza atividades individuais e coletivas, através da metodologia de atendimento mediado pelos pais. Durante o período de permanência da criança no ambulatório, serão oferecidas ações intersetoriais e atividades para as famílias, como oficinas de geração de renda e bem estar, pensando na saúde mental do cuidador.

    Localizado no centro de Curitiba, a nova sede mais do que triplica o espaço de atendimento para as terapias oferecidas. São 2,7 mil metros quadrados, enquanto a sede anterior tinha 758,7 m2 de área total.

    Leia mais...

CNES

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)

Seja bem vindo(a) ao Setor de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), Centro de Controle, Avaliação e Auditoria (CCAA) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba!

Neste ambiente selecionamos informações conceituais básicas, critérios e procedimentos para confecção e atualização de cadastro, e um conjunto pergunta-resposta para dúvidas frequentes. Observe os links a seguir e conheça o CNES Curitiba!

Fale conosco através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Visite também o Portal DATASUS em https://cnes.datasus.gov.br/e acompanhe a publicação de atualizações realizadas para o seu perfil profissional ou perfil do Estabelecimento de Saúde, obtenha relatórios, download de arquivos de aplicação e legislação orientativa na ítegra.

Consulte os Estabelecimentos inscritos no CNES informando nome fantasia, número CNES ou CNPJ

Consulte os Profissionais inscritos no CNES informando nome completo ou CPF

 

O que é CNES?

O Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES) configura o código de identificação nacional do Estabelecimentos de Saúde gerado pelo Banco de Dados Nacional do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), e demonstra características do estabelecimento desde a infraestrutura física, tipo de atendimento, serviços especializados, leitos, profissionais, comissões instaladas, entre outros. O CNES em conjunto com Cadastro Nacional de Saúde (CNS) configura a base para integração e operacionalização dos Sistemas de Informação em Saúde, conferindo transparência à rede nacional de serviços.

Como definir Estabelecimento de Saúde?

O Estabelecimento de saúde corresponde ao espaço físico, edificado ou móvel, privado ou público, onde são realizados ações e serviços de saúde, por pessoa física ou jurídica, e que possua responsável técnico, pessoal e infraestrutura compatível com a sua finalidade, conforme definido no Artigo 360, II, da Portaria de Consolidação nº 01 de 03/10/2017

Quais são os critérios que caracterizam um Estabelecimento de Saúde elegível para o cadastro?

Dispor de espaço físico delimitado e permanente: edificação com infraestrutura fixa e também estabelecimentos móveis, como embarcações, carretas, e outros que são delimitados e permanentes. A informação de endereçamento do estabelecimento favorece a verificação "in loco" pelo gestor, com objetivo de validar as informações prestadas pelos estabelecimentos de saúde ou efetivar o processo de cadastramento.
Atenção: Estruturas temporárias, como barracas, tendas ou atendimentos realizados em regime de mutirão em locais públicos abertos, não são elegíveis para o cadastro CNES.

Executar ações de Saúde no estabelecimento: é obrigatório o efetivo funcionamento da instituição, com execução local de atividades de saúde.
Atenção: Espaço desativado ou em construção não pode ser considerado estabelecimento de saúde.

Realizar ações de Saúde de Natureza Humana: é necessário que o estabelecimento de saúde realize “ações e serviços de saúde humana”, que deve ser entendida em seu amplo espectro, incluindo além da atenção à saúde, ações de vigilância, regulação ou gestão da saúde.
Atenção: Estão excluídas ações que não têm o foco direto na saúde humana, como por exemplo aquelas realizadas por instituições que visam a saúde animal.

Dispor de Certificação de Responsabilidade Técnica: de acordo com a legislação vigente, é obrigatório que exista uma pessoa física legalmente responsável pelo estabelecimento de saúde.

É obrigatório realizar o cadastramento CNES?

Conforme determina a Portaria de Consolidação nº 01 de 03/10/2017, Art. 361. “O cadastramento e a manutenção dos dados cadastrais no CNES são obrigatórios para que todo e qualquer estabelecimento de saúde possa funcionar em território nacional...”. O CNES inclui todos os Estabelecimentos de Saúde, sejam públicos, conveniados ou privados, pessoa física ou jurídica, que realizam serviço de Atenção à Saúde no âmbito do Território Nacional.

Qual é a legislação de suporte para o CNES?

Portaria MS/SAS 376, de 03 de outubro de 2000: Adequa o registro das informações relativas a estabelecimentos que realizam ações de Atenção à Saúde para populações Indígenas no CNES.

Portaria nº 134, de 4 de abril de 2011 (*): Constitui responsabilidade dos gestores municipais, estaduais e do Distrito Federal (DF), bem como dos gerentes de todos os estabelecimentos de saúde, a correta inserção, manutenção e atualização sistemática dos cadastros no SCNES dos profissionais de saúde em exercício nos seus respectivos serviços de saúde, públicos e privados, e outras providências.

Portaria nº 1.646, de 2 de outubro de 2015: Institui o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Portaria nº 186, de 2 de março de 2016: Altera tipos, subtipos e definições de estabelecimentos de saúde e cria a possibilidade de cadastramento de Sedes de Operadoras de Planos de Saúde e Sedes de Consórcios Públicos na Área de Saúde no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Portaria nº 2.022, de 7 de agosto de 2017 (*): Altera o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), no que se refere à metodologia de cadastramento e atualização cadastral, no quesito Tipo de Estabelecimentos de Saúde.

Portaria de Consolidação nº 1, de 28 de setembro de 2017: Consolidação das normas sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde, a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde.

Portaria SAES/MS nº 1.022, de 29 de novembro de 2023 (*): Readequa o cadastramento dos estabelecimentos de saúde, que realizam ações e serviços de saúde digital, inovação e Telessaúde no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Resolução SMS Nº 2, de 23 de julho de 2018: Dispõe sobre o processo de licenciamento sanitário inicial e de renovação para os estabelecimentos de interesse à saúde pela Vigilância Sanitária Municipal para instalação e funcionamento no Município de Curitiba e dá outras providências.

Como obter o número de cadastro CNES?

Há dois tipos de cadastramento:

• Cadastro Simplificado, realizado diretamente no site pelo Responsável Técnico pelo estabelecimento. Para obtenção da versão CNES Simplificado, o usuário deve acessar o endereço eletrônico: http://cnes.datasus.gov.br, menu Download - Aplicativos - Versão SCNES Simplificado;

• Cadastro pela Equipe Gestora Local, realizado pela Equipe CNES da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, dedicado a estabelecimentos de grande porte ou que operam alta complexidade tecnológica. Para obtenção do CNES via gestor municipal, prossiga nesta página, observe os tipos de estabelecimento e identifique perfil compatível com o estabelecimento que deseja cadastrar.

ATENÇÃO: antes de iniciar a solicitação de cadastro, conheça os Tipos de Estabelecimento configurados no CNES. Selecione entre os perfis indicados a seguir, apresente a documentação correspondente, e acompanhe resposta eletrônica da equipe CNES para análise documental em até 5 dias úteis. Mantenha email sempre atualizado!

Quando devo atualizar o cadastro CNES?

• Sempre que as certidões de Licença Sanitária e Regularidade Técnica atingirem o prazo de validade: observe a validade de cada documento e providencie a renovação antes do término do prazo, evitando desativação do estabelecimento. Encaminhe as certidões atualizadas para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

• Sempre que houver alteração no perfil do estabelecimento por mudança de endereço, ampliação de serviços, incorporação de novos equipamentos.

• Sempre que houver mudança no corpo clínico a partir da inclusão ou desligamento de profissionais.

a) Mudança na equipe profissional vinculada ao estabelecimento:
Inclusão de Profissional: preencha a Ficha de Vinculação Profissional atentando para o preenchimento completo de todos os campos, colete assinatura e carimbo do Responsável Técnico pelo estabelecimento, anexe a Carteira do Conselho de Classe e encaminhe para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Atenção: profissionais sem registro em conselho de classe (ex: administrativos, condutores de ambulância, recepcionistas) podem apresentar a Ficha de Vinculação Profissional junto com documento de identificação pessoal.
Desligamento de Profissional: confeccione um Ofício Simples endereçado ao CNES Curitiba contendo dados do estabelecimento (CNES, CNPJ ou CPF, nome fantasia, Responsável Técnico e matrícula no Conselho de Classe). Informe no ofício o nome completo e CPF do profissional a ser desvinculado. Coleta assinatura e carimbo do Responsável Técnico e envie para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

b) Certidão de Regularidade Técnica vencida ou alteração de Responsabilidade Técnica:
Contate o Conselho de Classe e solicite a emissão de Certidão de Regularidade do CNPJ (para estabelecimentos com CNPJ) ou Certidão de Regularidade do Exercício Profissional (para estabelecimentos registrados sob CPF). Encaminhe a CRT para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. informando o número CNES e CNPJ ou CPF do estabelecimento, e solicite a atualização do cadastro.

c) Licença Sanitária vencida:
Acesse o Licença Sanitária Digital para informações ou contate a Equipe de Vigilância Sanitária do Distrito Sanitário correspondente. Encaminhe a LS para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. informando número CNES e CNPJ ou CPF do estabelecimento, e solicite a atualização de cadastro.

d) Mudança de Endereço ou Alteração de Atividade descrita no Alvará de Localização:
Acesse o Portal da Prefeitura Municipal de Curitiba para informações sobre Alvará, Certidões e Licenças. Encaminhe o Alvará de Localização para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. informando número CNES e CNPJ ou CPF do estabelecimento, e solicite a atualização de cadastro.

e) Inclusão ou Supressão de Serviços e Equipamentos:
Inclusão de serviços e/ou equipamentos: localize a ficha correspondente ao serviço e/ou equipamento, identifique corretamente com o n° CNES/CNPJ, preencha todos os campos, colete assinatura do Responsável Técnico pelo estabelecimento e encaminhe para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Supressão de serviços e/ou equipamentos: encaminhe um Ofício Simples endereçado ao CNES Curitiba contendo os dados do estabelecimento (CNES, CNPJ ou CPF, nome fantasia, Responsável Técnico e matrícula no Conselho de Classe), e informe os serviços e/ou equipamentos a serem excluídos do perfil do Estabelecimento de Saúde. Coleta assinatura do Responsável Técnico e envie para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Importante: a inclusão de serviços e equipamentos deve estar em conformidade com os dados declarados no Alvará de Localização e Licença Sanitária.

O que fazer para solicitar desligamento de vínculo profissional no CNES?

O rompimento de vínculo trabalhista entre o profissional e o Estabelecimento de Saúde deve ser conduzido junto ao RH da Instituição, a partir da solicitação de desligamento e atualização do Cadastro CNES, e acompanhada pelo profissional em Profissionais inscritos no CNES. Caso a tratativa junto ao RH da Instituição não seja possível, o profissional pode requerer diretamente a Solicitação de Desligamento pelo Profissional e acompanhar em Status de Desligamento pelo Profissional.

Consultório Isolado - Atividade em Fisioterapia

Consultório Isolado Atividade em Fisioterapia: estabelecimento "sala isolada à prestação de assistência médica ou odontológica ou de outros porfissionais de saúde de nível superior"

Apresente a documentação indicada a seguir:

• Licença Sanitária;

• Alvará de Localização;
• Certidão de Regularidade de Pessoa Jurídica emitida pelo Conselho de Classe, onde conste indicado o Responsável Técnico pelo estabelecimento (estabelecimentos registrados sob CNPJ) ou Certidão de Regularidade do Exercício Profissional emitida pelo Conselho de Classe (estabelecimentos registrados sob CPF);
Ficha de Vinculação Profissional do Responsável Técnico e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
• Ficha de Vinculação Profissional de cada profissional que compõe o Corpo Clínico do Estabelecimento e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
Ficha de Vinculação Profissional e Documento de Identificação Pessoal para demais trabalhadores que não dispõem de registro em conselho de classe (equipe administrativa, recepcionista, condutor de ambulância, entre outros);
Fichas que caracterizam o Estabelecimento:  F1, F2, F6, F7, F8, F13, F16, F17.

Importante:
• Acesse o Manual de Preenchimento SCNES para instrução geral de preenchimento dos formulários;
• Preencha todos os campos. Responda indicando “zero” sempre que o item não se adequar ao perfil do estabelecimento;
• Colete assinatura do Responsável Técnico;
• Informe no texto do email o horário de funcionamento do estabelecimento;
• Digitalize a documentação completa em arquivo pdf e encaminhe para análise através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Consultório Isolado - Atividade em Fonoaudiologia

Consultório Isolado Atividade em Fonoaudiologia: estabelecimento "sala isolada à prestação de assistência médica ou odontológica ou de outros porfissionais de saúde de nível superior"

Apresente a documentação indicada a seguir:

• Licença Sanitária;

• Alvará de Localização;
• Certidão de Regularidade de Pessoa Jurídica emitida pelo Conselho de Classe, onde conste indicado o Responsável Técnico pelo estabelecimento (estabelecimentos registrados sob CNPJ) ou Certidão de Regularidade do Exercício Profissional emitida pelo Conselho de Classe (estabelecimentos registrados sob CPF);
Ficha de Vinculação Profissional do Responsável Técnico e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
Ficha de Vinculação Profissional de cada profissional que compõe o Corpo Clínico do Estabelecimento e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
Ficha de Vinculação Profissional e Documento de Identificação Pessoal para demais trabalhadores que não dispõem de registro em conselho de classe (equipe administrativa, recepcionista, condutor de ambulância, entre outros);
Fichas que caracterizam o EstabelecimentoF1, F2, F6, F7, F8, F17. .

Importante:
• Acesse o Manual de Preenchimento SCNES para instrução geral de preenchimento dos formulários;
• Preencha todos os campos. Responda indicando “zero” sempre que o item não se adequar ao perfil do estabelecimento;
• Colete assinatura do Responsável Técnico;
• Informe no texto do email o horário de funcionamento do estabelecimento;
• Digitalize a documentação completa em arquivo pdf e encaminhe para análise através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Consultório Isolado - Atividade Médica

Consultório Isolado Atividade Médica: estabelecimento "sala isolada à prestação de assistência médica ou odontológica ou de outros porfissionais de saúde de nível superior"

Apresente a documentação indicada a seguir:

• Licença Sanitária;

• Alvará de Localização;
• Certidão de Regularidade de Pessoa Jurídica emitida pelo Conselho de Classe, onde conste indicado o Responsável Técnico pelo estabelecimento (estabelecimentos registrados sob CNPJ) ou Certidão de Regularidade do Exercício Profissional emitida pelo Conselho de Classe (estabelecimentos registrados sob CPF);
Ficha de Vinculação Profissional do Responsável Técnico e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
Ficha de Vinculação Profissional de cada profissional que compõe o Corpo Clínico do Estabelecimento e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
Ficha de Vinculação Profissional e Documento de Identificação Pessoal para demais trabalhadores que não dispõem de registro em conselho de classe (equipe administrativa, recepcionista, condutor de ambulância, entre outros);
Fichas que caracterizam o Estabelecimento: F1, F2, F6, F7, F8, F13, F14, F15, F16, F17.

Importante:
• Acesse o Manual de Preenchimento SCNES para instrução geral de preenchimento dos formulários;
• Preencha todos os campos. Responda indicando “zero” sempre que o item não se adequar ao perfil do estabelecimento;
• Colete assinatura do Responsável Técnico;
• Informe no texto do email o horário de funcionamento do estabelecimento;
• Digitalize a documentação completa em arquivo pdf e encaminhe para análise através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Consultório Isolado - Atividade Odontológica

Consultório Isolado Atividade Odontológica: estabelecimento "sala isolada à prestação de assistência médica ou odontológica ou de outros porfissionais de saúde de nível superior"

Apresente a documentação indicada a seguir:

• Licença Sanitária;

• Alvará de Localização;
• Certidão de Regularidade de Pessoa Jurídica emitida pelo Conselho de Classe, onde conste indicado o Responsável Técnico pelo estabelecimento (estabelecimentos registrados sob CNPJ) ou Certidão de Regularidade do Exercício Profissional emitida pelo Conselho de Classe (estabelecimentos registrados sob CPF);
Ficha de Vinculação Profissional do Responsável Técnico e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
Ficha de Vinculação Profissional de cada profissional que compõe o Corpo Clínico do Estabelecimento e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
Ficha de Vinculação Profissional e Documento de Identificação Pessoal para demais trabalhadores que não dispõem de registro em conselho de classe (equipe administrativa, recepcionista, condutor de ambulância, entre outros);
Fichas que caracterizam o Estabelecimento: F1, F2, F6, F7, F8, F13, F16, F17.

Importante:
• Acesse o Manual de Preenchimento SCNES para instrução geral de preenchimento dos formulários;
• Preencha todos os campos. Responda indicando “zero” sempre que o item não se adequar ao perfil do estabelecimento;
• Colete assinatura do Responsável Técnico;
• Informe no texto do email o horário de funcionamento do estabelecimento;
• Digitalize a documentação completa em arquivo pdf e encaminhe para análise através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Consultório Isolado - Atividade em Psicologia

Consultório Isolado Atividade em Psicologia: estabelecimento "sala isolada à prestação de assistência médica ou odontológica ou de outros porfissionais de saúde de nível superior"

Apresente a documentação indicada a seguir:

• Licença Sanitária;

• Alvará de Localização;
• Certidão de Regularidade de Pessoa Jurídica emitida pelo Conselho de Classe, onde conste indicado o Responsável Técnico pelo estabelecimento (estabelecimentos registrados sob CNPJ) ou Certidão de Regularidade do Exercício Profissional emitida pelo Conselho de Classe (estabelecimentos registrados sob CPF);
Ficha de Vinculação Profissional do Responsável Técnico e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
Ficha de Vinculação Profissional de cada profissional que compõe o Corpo Clínico do Estabelecimento e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
Ficha de Vinculação Profissional e Documento de Identificação Pessoal para demais trabalhadores que não dispõem de registro em conselho de classe (equipe administrativa, recepcionista, condutor de ambulância, entre outros);
Fichas que caracterizam o Estabelecimento: F1, F2, F6, F7, F8, F17.

Importante:
• Acesse o Manual de Preenchimento SCNES para instrução geral de preenchimento dos formulários;
• Preencha todos os campos. Responda indicando “zero” sempre que o item não se adequar ao perfil do estabelecimento;
• Colete assinatura do Responsável Técnico;
• Informe no texto do email o horário de funcionamento do estabelecimento;
• Digitalize a documentação completa em arquivo pdf e encaminhe para análise através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Clínica Especializada

Clínica Especializada: estabelecimento "destinado à assistência ambulatorial em apenas uma especialidade/área de assistência". 

Apresente a documentação indicada a seguir:


1. Licença Sanitária;
2. Alvará de Localização;
3. Certidão de Regularidade de Pessoa Jurídica emitida pelo Conselho de Classe, onde conste indicado o Responsável Técnico pelo estabelecimento (estabelecimentos registrados sob CNPJ);
4. Ficha de Vinculação Profissional do Responsável Técnico e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
5. Ficha de Vinculação Profissional de cada profissional que compõe o Corpo Clínico do Estabelecimento e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
6. Ficha de Vinculação Profissional e Documento de Identificação Pessoal para demais trabalhadores que não dispõem de registro em conselho de classe (equipe administrativa, recepcionista, condutor de ambulância, entre outros);
7. Fichas que caracterizam o Estabelecimento: F1, F2, F6, F7, F8, F13, F14, F15, F16, F17.

Importante:
• Acesse o Manual de Preenchimento SCNES para instrução geral de preenchimento dos formulários.
• Preencha todos os campos. Responda indicando “zero” sempre que o item não se adequar ao perfil do estabelecimento.
• Colete a assinatura do Responsável Técnico.
• Informe no texto do e-mail o horário de funcionamento do estabelecimento.
• Digitalize a documentação completa em arquivo PDF e encaminhe para análise através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Farmácia

Farmácia: estabelecimento "de saúde isolado em que é feita a dispensação de medicamentos básicos/essenciais (Programa Farmácia Popular) ou medicamentos excepcionais".

Apresente a documentação indicada a seguir:

• Licença Sanitária;

• Alvará de Localização;
• Certidão de Regularidade de Pessoa Jurídica emitida pelo Conselho de Classe, onde conste indicado o Responsável Técnico pelo estabelecimento (estabelecimentos registrados sob CNPJ) ou Certidão de Regularidade do Exercício Profissional emitida pelo Conselho de Classe (estabelecimentos registrados sob CPF);
Ficha de Vinculação Profissional do Responsável Técnico e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
Ficha de Vinculação Profissional de cada profissional que compõe o Corpo Clínico do Estabelecimento e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
Ficha de Vinculação Profissional e Documento de Identificação Pessoal para demais trabalhadores que não dispõem de registro em conselho de classe (equipe administrativa, recepcionista, condutor de ambulância, entre outros);
Fichas que caracterizam o Estabelecimento: F1, F2, F6, F7, F8, F13, F14, F15, F16, F17.

Importante:
• Acesse o Manual de Preenchimento SCNES para instrução geral de preenchimento dos formulários;
• Preencha todos os campos. Responda indicando “zero” sempre que o item não se adequar ao perfil do estabelecimento;
• Colete assinatura do Responsável Técnico;
• Informe no texto do email o horário de funcionamento do estabelecimento;
• Digitalize a documentação completa em arquivo pdf e encaminhe para análise através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Policlínica 

Policlínica: estabelecimento que realiza "prestação de atendimento ambulatorial em várias especialidades, incluindo ou não especialidades básicas, podendo ainda ofertar outras especialidades não médicas. Podendo ou não oferecer: SADT e Pronto atendimento 24 Horas".

Apresente a documentação indicada a seguir:

• Licença Sanitária;

• Alvará de Localização;
• Certidão de Regularidade de Pessoa Jurídica emitida pelo Conselho de Classe, onde conste indicado o Responsável Técnico pelo estabelecimento (estabelecimentos registrados sob CNPJ) ou Certidão de Regularidade do Exercício Profissional emitida pelo Conselho de Classe (estabelecimentos registrados sob CPF);
Ficha de Vinculação Profissional do Responsável Técnico e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
Ficha de Vinculação Profissional de cada profissional que compõe o Corpo Clínico do Estabelecimento e Carteira de Identificação do Conselho de Classe;
Ficha de Vinculação Profissional e Documento de Identificação Pessoal para demais trabalhadores que não dispõem de registro em conselho de classe (equipe administrativa, recepcionista, condutor de ambulância, entre outros);
Fichas que caracterizam o Estabelecimento: F1, F2, F6, F7, F8, F13, F14, F15, F16, F17.

Importante:
• Acesse o Manual de Preenchimento SCNES para instrução geral de preenchimento dos formulários;
• Preencha todos os campos. Responda indicando “zero” sempre que o item não se adequar ao perfil do estabelecimento;
• Colete assinatura do Responsável Técnico;
• Informe no texto do email o horário de funcionamento do estabelecimento;
• Digitalize a documentação completa em arquivo pdf e encaminhe para análise através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Importante: as informações utilizadas para confecção da página CNES Curitiba foram obtidas a partir de legislação de suporte e consulta ao site https://cnes.datasus.gov.br/ , realizada durante período de 14 a 18/out/2024. A composição deste ambiente configura uma seleção própria do gestor local visando orientação de procedimentos para confecção de cadastro CNES Curitiba. O(a) usuário(a) pode obter as informações na íntegra a partir do site https://cnes.datasus.gov.br/ ou de Consulta à Legislação. 

O rompimento de vínculo trabalhista entre o profissional e o Estabelecimento de Saúde deve ser conduzido junto ao RH da Instituição, a partir da solicitação de desligamento e atualização do Cadastro CNES, e acompanhada pelo profissional em Profissionais inscritos no CNES. Caso a tratativa junto ao RH da Instituição não seja possível, o profissional pode requerer diretamente a Solicitação de Desligamento pelo Profissional e acompanhar em Status de Desligamento pelo Profissional.

saude

xxxxx

CNES

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)

 Seja bem vindo(a) ao Setor de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), Centro de Controle, Avaliação e Auditoria (CCAA) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba!

Neste ambiente selecionamos informações conceituais básicas, critérios e procedimentos para confecção e atualização de cadastro, e um conjunto pergunta-resposta para dúvidas frequentes. Observe os links a seguir e conheça o CNES Curitiba! Fale conosco através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Visite também o Portal DATASUS em https://cnes.datasus.gov.br/ e acompanhe a publicação de atualizações realizadas para o perfil profissional ou perfil do Estabelecimento de Saúde, obtenha relatórios, download de arquivos de aplicação e legislação orientativa na íntegra.

Saiba mais sobre o perfil do Estabelecimento de Saúde consultando Estabelecimentos inscritos no CNES

 Saiba mais sobre o perfil profissional de sua equipe consultando Profissionais inscritos no CNES


O que é CNES? O Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES) configura o código de identificação nacional do Estabelecimentos de Saúde gerado pelo Banco de Dados Nacional do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), e demonstra características do estabelecimento desde a infraestrutura física, tipo de atendimento, serviços especializados, leitos, profissionais, comissões instaladas, entre outros. O CNES em conjunto com Cadastro Nacional de Saúde (CNS) configura a base para integração e operacionalização dos Sistemas de Informação em Saúde, conferindo transparência à rede nacional de serviços.

Como definir Estabelecimento de Saúde? Estabelecimento de saúde corresponde ao espaço físico, edificado ou móvel, privado ou público, onde são realizados ações e serviços de saúde, por pessoa física ou jurídica, e que possua responsável técnico, pessoal e infraestrutura compatível com a sua finalidade, conforme definido no Artigo 360, II, da Portaria de Consolidação nº 01 de 03/10/2017

Quais são os aspectos que caracterizam Estabelecimento de Saúde elegível para o cadastro CNES?

É obrigatório realizar o cadastramento CNES? Conforme determina a Portaria de Consolidação nº 01 de 03/10/2017, Art. 361. O cadastramento e a manutenção dos dados cadastrais no CNES são obrigatórios para que todo e qualquer estabelecimento de saúde possa funcionar em território nacional...”. O CNES inclui todos os Estabelecimentos de Saúde, sejam públicos, conveniados ou privados, pessoa física ou jurídica, que realizam serviço de Atenção à Saúde no âmbito do Território Nacional.

Conheça a Legislação de Suporte para o CNES!

Como obter o número de cadastro CNES? Há dois tipos de cadastramento:

  • Cadastro Simplificado, realizado diretamente no site pelo Responsável Técnico pelo estabelecimento. Para obtenção da versão CNES Simplificado, o usuário deve acessar o endereço eletrônico: http://cnes.datasus.gov.br, menu Download - Aplicativos - Versão SCNES Simplificado;
  • Cadastro pela Equipe Gestora Local, realizado pela Equipe CNES da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Para obtenção do CNES via gestor municipal, prossiga nesta página, observe e selecione o perfil compatível com o estabelecimento que deseja cadastrar e apresente a documentação.

Quando atualizar o cadastro CNES? Quais documentos devem ser apresentados?

Como solicitar desligamento de vinculo diretamente ao CNES DATASUS? O rompimento de vínculo trabalhista entre o profissional e o Estabelecimento de Saúde deve ser conduzido junto ao RH da Instituição, a partir da solicitação de desligamento e atualização do Cadastro CNES, e acompanhada pelo profissional em Profissionais inscritos no CNES. Caso a tratativa junto ao RH da Instituição não seja possível, o profissional pode requerer diretamente a Solicitação de Desligamento pelo Profissional e acompanhar em Status de Desligamento pelo Profissional.

ATENÇÃO: antes de iniciar a solicitação de cadastro, conheça os Tipos de Estabelecimento configurados no CNES. Selecione entre os perfis indicados a seguir, apresente a documentação correspondente, e acompanhe resposta eletrônica da equipe CNES para análise documental em até 5 dias úteis. Mantenha email sempre atualizado!

Clínica Especializada

Consultório Isolado - Atividade em Fisioterapia

Consultório Isolado - Atividade em Fonoaudiologia

Consultório Isolado - Atividade Médica

Consultório Isolado - Atividade Odontológica

Consultório Isolado - Atividade em Psicologia

Farmácia

Policlínica

ATENÇÃOEstabelecimentos de Saúde de maior complexidade tecnológica como Hospital Geral, Hospital Especializado, Unidade de Apoio de Diagnose e Terapia, Unidade Móvel de Nível Pré-hospitalar na Área de Urgência e Emergência entre outros: contate equipe CNES Curitiba via O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para orientações.

Acesse o Manual de Preenchimento SCNES e Conjunto Completo de Fichas

 Importante: as informações utilizadas para confecção da página CNES Curitiba foram obtidas a partir de legislação de suporte e consulta ao site https://cnes.datasus.gov.br/, realizada durante período de 14 a 18/out/2024. A composição deste ambiente configura uma seleção de informações própria do gestor local visando orientação de procedimentos para confecção de cadastro CNES Curitiba. O(a) usuário(a) pode obter orientações na íntegra a partir do site https://cnes.datasus.gov.br/ ou de Consulta Legislação.