População de Curitiba recebe a 76ª clínica odontológica municipal reformada

População de Curitiba recebe a 76ª clínica odontológica municipal reformada

O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, entregaram à comunidade, nesta terça-feira (4/7), a reforma da clínica de Odontologia da Unidade de Saúde São José, na CIC. Essa é 76ª clínica de odontologia da rede pública municipal de Saúde renovada desde 2020.

A Prefeitura está reformando as clínicas odontológicas de 107 unidades de saúde da cidade, readequando-as às exigências de segurança biológica que se modificaram com a pandemia da covid-19.

O investimento global é de R$ 8,7 milhões, considerando infraestrutura, mobiliários e equipamentos, entre recursos municipais (majoritariamente) e estaduais e de emendas de vereadores. É o maior investimento global em saúde bucal na história do município. Até o momento, foram investidos R$ 6,76 milhões.

“Essa é a clínica odontológica de número 76. Dias atrás entregamos a de número 75, na Vila Clarice. Agora estamos no Passaúna, na Cidade Industrial de Curitiba. Que Curitiba permaneça sendo a cidade sorriso”, afirmou o prefeito, durante a inauguração do espaço reformado.

Além das 76 clínicas já readequadas, dez estão em obras (oito em fase final), 11 iniciarão as obras nos próximos dias, oito estão com a reforma já contratada e outras duas aguardam licitação.

Pacientes de casos leves têm opção de videoconsulta na UPA Fazendinha

Fazendinha videoconsulta

Uma experiência inédita entre as unidades de pronto atendimento de Curitiba está atraindo pacientes com casos leves, que recebem classificação de risco azul ou verde, na UPA Fazendinha: a videoconsulta.

O marceneiro Leonardo de Souza, por exemplo, estava com dores musculares, fruto de esforço na montagem de um móvel. Como não queria esperar pelo atendimento presencial, ele aceitou a oferta de videoconsulta da equipe da UPA.

“Achei bem prático”, conta Souza, que recebeu, depois da consulta, também no celular, a receita médica: antiinflamatórios.

Todo usuário avaliado assim na triagem, como um caso leve, tem a possibilidade, oferecida pela UPA, de trocar a consulta presencial pelo teleatendimento em uma das cinco cabines conectadas à Central Saúde Já Curitiba.

Muitas vezes, a escolha pela videoconsulta leva em conta que a prioridade no atendimento presencial é para os demais casos, mais urgentes, classificados nas cores amarela, laranja e vermelha.

Linha especial
A Central Saúde Já Curitiba tem uma linha especial de videoconsulta para os pacientes com queixas leves na UPA Fazendinha. A fila virtual é separada dos demais atendimentos da rede, para dar mais agilidade.

“A receptividade dos pacientes tem sido muito positiva”, reforça o gerente da UPA Fazendinha, Bruno Henrique de Mello.

Usuários destacam acolhimento e qualidade da assistência na UPA Fazendinha

Fazendinha

Quem vai à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fazendinha nunca se sente sozinho enquanto aguarda sua vez. “Tem sempre alguém para orientar a gente”, conta a secretária Fátima Danderfer, que foi em busca de ajuda médica ao sentir um cisto inflamado.

Já a diarista Aparecida Guilherme da Silva trouxe a sobrinha Ayla, de um ano e dois meses, que teve febre durante a noite. Ambas foram acolhidas. “Já mediram a temperatura. Ela está bem. Agora, vieram me avisar que o médico vai atender daqui a pouco”, diz a tia do bebê, mais aliviada.

Há sempre uma dupla que aborda os usuários logo depois da classificação de risco. A técnica de enfermagem Flávia Evangelista Rodrigues faz o primeiro contato. O segredo do acolhimento? “É preciso entender a dor do paciente, se colocar no lugar dele”, responde ela.

Reaberta no dia 16 de junho pelo prefeito Rafael Greca, a UPA é administrada pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que junta o atendimento humanizado a um novo modelo assistencial.

“O modelo incorpora tecnologia às práticas dos profissionais para promover humanização, acessibilidade, agilidade, segurança e qualidade: é a Saúde 4.1”, enfatiza a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Certificado de vacinação da febre amarela só pode ser emitido pelo ConecteSUS

Desde essa segunda-feira, 3 de julho, os viajantes que precisam do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (Civp) da Febre Amarela devem emitir o documento pelo ConecteSUS, aplicativo oficial do Ministério da Saúde para acesso a serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma digital.

Anteriormente, o certificado podia ser emitido pelas equipes das secretarias municipais, e, em Curitiba, essa função estava à cargo da Central Saúde Já. A mudança de regras para emissão do documento foi comunicada aos estados e municípios por meio de Ofício Circular da Anvisa, que informa o encerramento do sistema Civnet, onde era possível gerar o certificado.

Segundo a Anvisa, as pessoas que foram vacinadas contra a febre amarela depois de 29 de dezembro de 2022 podem verificar se o certificado está disponível no ConecteSUS, que pode ser acessado pela web ou por aplicativo móvel, disponível para sistema android nas lojas Google Play ou IOS na Apple Store.

Caso não encontre o documento, é possível solicitar sua emissão enviando a carteira de vacinação com o registro da vacina contra a febre amarela pelo Portal de Serviços do Governo Federal (gov.br). A solicitação online será analisada pelo Governo Federal no prazo de até dez dias úteis e então o documento poderá ser emitido pelo ConecteSUS.

Vacina
A vacina contra a febre amarela está disponível na vacinação de rotina das unidades de saúde de Curitiba. A lista com endereço e horários dos pontos de vacinação pode ser verificada no site Imuniza Já Curitiba.

A orientação é que a vacina contra febre amarela seja tomada com antecedência mínima de 10 dias antes da viagem para regiões de matas e estados ou países com a circulação do vírus.

Alguns destinos internacionais exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) da febre amarela.

Unidade de Saúde Augusta entra em reforma; saiba onde ser atendido

Augusta

Começa, a partir desta segunda-feira (3/7), a reforma da Unidade de Saúde Augusta (Rua Robert Redzinski, 222 – CIC). Neste período, o atendimento odontológico deste equipamento será direcionado para a unidade Vila Sandra (Rua Araranguá, 189). Para demais atendimentos de saúde, os usuários da US Augusta poderão procurar as unidades Atenas (Rua Emília Erichsen, 45) ou Jardim Gabineto (Rua Eng. João Visinoni, 458).

Está previsto o investimento de R$ 800 mil na reforma, provenientes do Tesouro Municipal. O cronograma previsto de obras é de quatro meses.

“Contamos com a colaboração e paciência da população, porque serão alguns meses de obras. Mas estamos trabalhando para melhor atender os nossos usuários”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Serviços previstos

A Unidade de Saúde Augusta passará por uma reforma geral, com substituição de forros e pisos onde for necessário; readequação das instalações elétricas e hidrossanitárias; revisão em telhados, calhas, rufos e condutores; readequação de layout nas salas e consultórios; adequação da recepção para atendimento de pessoas com deficiência; alterações de parede para melhorar o tamanho de alguns consultórios; ampliação de salas para a administração, almoxarifado e vestiário para os funcionários; adequação de salas para a implantação de mais consultórios; adequação da central de material de esterilização; adequação na lavanderia; pintura interna e externa.