Livro eletrônico aborda conceitos e inovações do Saúde 4.1 em Curitiba
As inovações tecnológicas a serviço da saúde pública curitibana é o tema do livro eletrônico “Saúde 4.1 – uma Curitiba mais humana e conectada na sua saúde”, documento online produzido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que aborda os conceitos e instrumentos do modelo de atenção à saúde atualmente aplicado na capital paranaense.
“A publicação dá suporte às equipes técnicas da secretaria e também é um norteador para as pessoas que buscam entender como a tecnologia pode ajudar na ampliação de acesso da população ao SUS de Curitiba”, explica a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
A incorporação de novas tecnologias à saúde pública curitibana é um processo de melhoria contínua. Desde a implantação do primeiro prontuário eletrônico, em 1999, até o estágio atual do Saúde Já Curitiba, muito se avançou na oferta de serviços de saúde ao alcance da mão dos usuários do SUS curitibano.
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Conceito
A secretária explica que o modelo Saúde 4.1 representa as ferramentas tecnológicas da indústria 4.0, da internet das coisas, somadas ao indivíduo, ao cidadão na sua essência, representado pelo algarismo 1.
“Significa que todo conhecimento técnico e habilidade em atender pessoas está voltado para o indivíduo, que é único em suas necessidades”, diz Beatriz.
Segundo ela, os protocolos, fluxos e processos assistenciais adotados no atendimento ao cidadão também são ferramentas tecnológicas da saúde. Além disso, o número 4.1 remete ao código de Discagem Direta à Distância (DDD) de Curitiba: 41.
O Saúde 4.1 utiliza recursos tecnológicos de alta capacidade como conectividade, inteligência artificial e base de dados, aplicados para o benefício da saúde da população curitibana e visa organizar e ampliar o cuidado aos cidadãos com humanização, afeto, respeito e empatia.
“Nosso objetivo é promover a saúde e bem-estar da população, ampliando o envolvimento dos cidadãos no seu próprio cuidado”, destaca a secretária. De acordo com Beatriz, as ferramentas de tecnologia da informação e de gestão facilitam a promoção do autocuidado apoiado pelas equipes de saúde.