Campanhas Novembro Azul e de Prevenção ao Diabetes ganham as ruas de Curitiba
A partir desta quarta-feira (1/11) até o dia 19 de novembro, Curitiba ganha um tom especial. A Prefeitura vai iluminar nove pontos da cidade com a cor azul para marcar a campanha Novembro Azul, dedicada à saúde do homem, e chamar a atenção para a importância da prevenção da diabetes.
Ganharão iluminação azul durante esse período o Portal de Santa Felicidade; o Museu do Automóvel no Parque Barigui; a Casa da Praça do Japão; o Monumento da Praça 29 de Março; o Obelisco da Praça 19 de Dezembro; o Museu Municipal de Arte (MuMA); as Ruas da Cidadania do Boqueirão, Portão e Pinheirinho; e a Torre de Cronometragem no Parque Náutico.
A iniciativa visa conscientizar a população sobre a saúde masculina e a importância do diagnóstico precoce de doenças, como hipertensão, diabetes e o câncer de próstata. O azul é a cor alusiva a essas campanhas, que buscam incentivar os homens a cuidarem de sua saúde e realizarem exames regulares.
- Médico da Saúde de Curitiba recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Diabetes
- Projeto para pessoas com diabetes do SUS curitibano é premiado e vai ser tema de documentário
- Saúde intensifica tratamento de diabetes agravadas durante a pandemia
Diabetes
A Federação Internacional de Diabetes e a Organização Mundial da Saúde definiram o dia 14 de novembro como Dia Mundial do Diabetes e a cor azul como seu símbolo. O objetivo é alertar a população sobre a importância da prevenção da diabetes, uma doença crônica que, se não for tratada e controlada adequadamente, pode resultar em complicações graves para a saúde.