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  • vacinação nas escolasCampanha de vacinação em escolas municipais e CMEIs de Curitiba começa a partir de 5 de maio

    A partir do dia 5 de maio, equipes da Secretaria Municipal da Saúde estarão nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Prefeitura de Curitiba para vacinar crianças e estudantes.

    A data de início da campanha foi repassada pelo secretário Jean Pierre Neto (Educação) aos dez chefes dos Núcleos Regionais da Educação, nesta quarta-feira (23/4).

    “A vacinação ocorrerá às quintas e sextas-feiras, os detalhes estão em alinhamento com a Saúde e serão repassados a todos em breve, para que possam comunicar às unidades e às famílias”, explicou Jean Pierre, que se reuniu na semana passada com a secretária da Saúde, Tatiane Filipak, para organizar a campanha.

    “A estratégia de vacinação dentro das escolas é mais uma forma de mantermos a cobertura vacinal em alto nível. Assim, chegamos aos estudantes que estão com vacinas em atraso e facilitamos a vida das famílias com a imunização durante o período de aulas”, explicou a secretária da Saúde.

    As famílias receberão os pedidos de autorização para que os filhos sejam vacinados. “Os pais ou responsáveis que autorizarem a vacinação não precisam estar presentes, mas podem sim acompanhar os filhos se quiserem. Especialmente os menores, que se sentem mais tranquilos com a família”, pontuou Jean.

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  • US Oswaldo CruzUnidade de Saúde Oswaldo Cruz entra em reforma; veja onde ser atendido

    A Unidade de Saúde Oswaldo Cruz (R. Pedro Gusso, 3.749, CIC) entra em reforma a partir da próxima segunda-feira (28/4) e precisará permanecer fechada durante o período de obras.

    Por conta disso, os atendimentos desta unidade estão sendo direcionados, desde esta terça-feira (22/4), para as unidades de saúde Nossa Senhora da Luz (R. Emídio Nonato da Silva, 45 - CIC), Taiz Viviane Machado (R. Gastão Natal Simone, 5 - CIC) e Campo Alegre (Av. das Indústrias, 1.749 – CIC).

    O investimento na reforma será de R$ 600 mil, provenientes do Tesouro Municipal. As obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com previsão de durarem cinco meses.

    "Pedimos a colaboração e compreensão da população durante os próximos meses de obras. Nosso objetivo é aprimorar as estruturas e o atendimento aos usuários. Estamos empenhados nesse trabalho", destaca a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.

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  • multirão reforçoMutirão Curitiba Sem Mosquito percorre bairros e reforça combate à dengue

    As regiões da Vila Leão e do Aurora, na Regional Pinheirinho, começaram a ser percorridas nesta segunda-feira (14/4) por agentes comunitários da Secretaria Municipal da Saúde. A movimentação integra o Mutirão Curitiba Sem Mosquito, iniciativa da Prefeitura de Curitiba que promove ações para conter os focos dos mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

    Com o apoio de funcionários da regional e de 14 soldados do 5° Batalhão Logístico Blindado do Exército Brasileiro, o grupo iniciou a circulação por 20 quarteirões na região das unidades de saúde dos dois locais. O trabalho continua nesta terça-feira (15/4) e na quarta-feira (16/4) os caminhões da Prefeitura vão recolher os entulhos e lixos descartados pelos moradores.

    “Estamos indo de casa em casa na região para orientar a população. A receptividade está sendo boa, a população está acolhendo nossas equipes com respeito e com o entendimento da importância de combater o mosquito Aedes Aegypti”, explica Cleverson Fragoso, supervisor do núcleo da Secretaria Municipal da Saúde da Regional Pinheirinho.

    O mutirão é o sexto realizado em 2025 na Regional Pinheirinho. Somando os esforços das operações anteriores, já foram recolhidas mais de 20 toneladas de entulho, material que poderia causar diversos transtornos à população, como a proliferação dos mosquitos transmissores de doenças.

    Em levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), feito no início do mês de abril, mais de 139 toneladas de material inservível haviam sido recolhidas em 30 mutirões contra a dengue na cidade.

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  • vacina covidVacina anticovid volta a ser oferecida nas 109 unidades de saúde de Curitiba

    Com o recebimento de novas doses da vacina anticovid, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba vai retomar a vacinação em 109 Unidades de Saúde a partir desta segunda-feira (14/4). No início desta semana, como havia baixo estoque do imunizante, a SMS havia concentrado a aplicação em 11 unidades de saúde.

    Com a nova remessa recebida pelo município são cerca de 39,9 mil doses disponíveis para pessoas que fazem parte do público prioritário e têm 5 anos ou mais e cerca de 25,3 mil doses para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

    De acordo com a estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacina anticovid é indicada na rotina de vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com duas ou três doses (a depender do imunizante).

    Além da vacina de rotina das crianças, o Ministério da Saúde preconiza doses de reforço para pessoas que tenham 5 anos ou mais e façam parte do público prioritário.

    O público prioritário para receber dose semestral é composto por idosos. Já o reforço anual é indicado a gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há 45 dias), imunocomprometidos com 5 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, pessoas com comorbidades com 5 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com 5 anos ou mais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas com 5 anos ou mais, moradores e funcionários de instituições de longa permanência, pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade.

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Isenção PROJEVISA

ISENÇÃO DE PROJEVISA

1-    Para estabelecimentos já existentes:

Para solicitar isenção de PROJEVISA os estabelecimentos deverão se enquadrar nas seguintes regras:
•    O estabelecimento está adequando CNPJ, razão social e não está alterando ramos de atividade que já constavam no alvará vigente;
•    O estabelecimento está mudando razão social, CNPJ, nome fantasia porque mudou o proprietário, porém não houve modificação de estrutura física e nem de ramos de atividade; No requerimento deverá constar a declaração de que não haverá alteração de estrutura física e ramos de atividade;
•    O estabelecimento está adequando ramos de atividade conforme CNAE atual, porém não está incluindo novas atividades;
•    O estabelecimento está alterando CNAE, incluindo sócios no contrato social, porém a atividade já possui Licença sanitária vigente emitida pelo DS (para esta nova CNAE);
•    O estabelecimento está incluindo ramos de atividade, possui estrutura física que atende à legislação sanitária vigente, possui Licença sanitária vigente, ficando a critério da Chefia da VISA do DS  após a  análise da documentação,  a isenção ou não da análise sanitária do projeto;
•     Quando o ramo de atividade for “ensino de esportes” sem piscina no local;

2-    Documentos necessários para solicitação de isenção PROJEVISA:

1.    Requerimento devidamente preenchido e assinado pelo requerente
2.    Cópia do alvará de funcionamento da empresa que funciona no endereço solicitado, para comparação dos ramos de atividade da nova consulta;
3.    Cópia da consulta comercial atual;

3-    PARECER PROJEVISA PARA “Empreendedor individual” 

O requerente preenche requerimento de solicitação de vistoria para empreendedor individual - acesse aqui
     O DS realiza uma vistoria para avaliação do local, e no caso do local oferecer condições para exercer a atividade solicitada, seguindo critérios para E.I, o DS emite declaração de isenção de análise de projeto.
    Documentos necessários para solicitação de isenção PROJEVISA para Empreendedor Individual:
1.    Requerimento devidamente preenchido e assinado pelo requerente;
2.    Cópia da consulta comercial atual.

O interessado deverá preencher o requerimento, anexar documentos e protocolar a solicitação no Distrito Sanitário onde está localizado o estabelecimento. Este procedimento é isento de taxas.

Orientações


ORIENTAÇÕES:
1)    Caso seja RENOVAÇÃO DE ALVARÁ, não necessita análise e aprovação do referido projeto arquitetônico se os ramos já estavam no alvará anterior.
2)    Se o estabelecimento é existente (já possui projeto aprovado) e está sendo feita uma alteração no contrato social, ou atualização de ramos no alvará, basta solicitar isenção de  aprovação de projeto arquitetônico junto ao Distrito Sanitário que faz a inspeção anual. Para requerer esta isenção é necessário entrar no  site: www.saude.curitiba.pr.gov.br, link: requerimentos / Requerimento e Orientações para Emissão de Declaração para Isenção de Projeto Vistado pela SMS - PROJEVISA anexar a documentação solicitada e dar entrada no Distrito  Sanitário que  fiscaliza  o estabelecimento;
3)    Será necessária aprovação de projeto junto ao Serviço de Engenharia da SMS para posterior liberação do alvará de funcionamento os seguintes estabelecimentos de interesse à saúde:
- empresa nova com solicitação de primeiro alvará;
- empresa com inclusão de ramos que não constavam no alvará anterior;
- empresa com ampliação de área existente, com atividade que é de interesse à saúde;

Para a aprovação de projeto junto ao Serviço de Engenharia da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) a empresa deverá contratar um Engenheiro civil ou Arquiteto para a confecção do projeto  seguindo as normas da Legislação sanitária  e protocolar o projeto para análise no setor de protocolo da Secretaria Municipal de Saúde. O acompanhamento do processo deverá ser feito pelo autor do projeto, pois dúvidas técnicas e informações serão prestadas somente ao Engenheiro ou Arquiteto. Para protocolar o projeto são necessários os seguintes documentos: Requerimento Protocolo SMS e Ficha Técnica para Visto da Saúde em Projetos Arquitetônicos de Estabelecimentos de Interesse à Saúde - acesse aqui

Para a análise do projeto arquitetônico o Engenheiro/Arquiteto deverá apresentar a seguinte documentação juntamente com os requerimentos preenchidos e assinados:

a)    Projeto arquitetônico de acordo com as normas técnicas da ABNT.
b)    Memorial Descritivo e Funcional: documento contendo descrições construtivas e das atividades do estabelecimento, fonte de suprimento de água (capacidade dos reservatórios), tratamento e destino do esgoto sanitário (rede pública, sistema individual, etc.), fluxo e guarda provisória dos resíduos sólidos (lixo), combustíveis utilizados (forma de armazenamento e segurança), sistema de proteção: contra incêndios, vapores, fumaças gorduras, etc.
c)    Planta Baixa, na escada 1:50, com:
•    Layout de todos os ambientes;
•    Indicação de níveis internos e externos;
•    Indicação de dimensões lineares e áreas de cada ambiente;
•    Indicação do Pé Direito;
•    Dimensões, material e sistema de abertura de esquadrias;
•    Materiais de acabamento de pisos, paredes e tetos na forma de legenda;
•    Denominar os ambientes conforme atividades a serem desenvolvidas e de acordo e de acordo com a Legislação Sanitária;
d)    Implantação e Cobertura.
e)    Cortes.
f)    Consulta para fins de construção (SMU), se imóvel a ser construído.
g)    Consulta Comercial (SMU) quando imóvel existente a ser adaptado.
h)    Detalhes (quando necessários).
i)    Anotação de Responsabilidade Técnica – ART/CREA-PR ou RRT/CAU-PR do projeto arquitetônico, com comprovante de pagamento.

Na Secretaria de Finanças retirar a guia dam referente a analise sanitária de projetos arquitetônicos. Informar a metragem e o ramo de atividade do estabelecimento. O valor é variável de acordo com o ramo de atividade e a metragem quadrada do local a ser analisado. Juntar todos os documentos e protocolar no térreo- setor de protocolo da  SMS- Rua Francisco Torres, 830.
Observações Importantes:
1.    Não são vistados projetos de estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços com pé direito inferior a 2,50m, nem de estabelecimentos industriais com pé direito inferior a 3,50m.
2.    Os documentos (escritos e gráficos) deverão ser apresentados de forma legível e compreensível, sem emendas, rasuras, entrelinhas, de forma definitiva, que impeça a inserção ou perda de informações.
3.    Somente serão analisados projetos com a documentação completa.
4.    O requerente é responsável pelas informações prestadas, sendo a inveracidade das mesmas passíveis de penalidades previstas na Legislação Sanitária vigente.
5.    Não nos responsabilizamos por documentos não solicitados, anexados ao processo.
6.    Informações de Engenharia/Arquitetura deverão ser prestadas pelo Responsável Técnico (Autores - CREA/PR ou CAU/PR), através de declarações ou indicadas em projetos.
7.    Informações Técnicas de Fluxos e Procedimentos específicos de E.I.S deverão ser prestadas pelos Responsáveis Técnicos e/ou legais e/ou proprietário do estabelecimento, através de declaração por escrito.
8.    A conclusão da análise será comunicada pelo Serviço de Engenharia, via internet no portal PMC: www.curitiba.pr.gov.br no link: consulta de protocolo.
9.    A documentação não retirada em 90 (noventa) dias será encaminhada para arquivo.
10.    O prazo máximo do trâmite do processo será de 365 dias para visto/aprovação ou indeferimento do projeto arquitetônico em análise.

Atribuições do Serviço de Engenharia

A análise de projetos arquitetônicos de estabelecimentos de interesse à saúde (EIS) é uma prática constante na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba desde 1992, quando o município assumiu as ações de Vigilância Sanitária - VISA.
O Serviço de engenharia da SMS tem como objetivo analisar, avaliar e aprovar projetos arquitetônicos de EIS para construções novas, reformas e adaptação de construções existentes, minimizando os riscos à saúde com a adequação da estrutura física ao processo de trabalho.
A análise, avaliação e aprovação de projetos arquitetônicos é realizada em conjunto com a equipe VISA dos Distritos Sanitários, analisando diversos ramos de atividades de interesse à saúde, que possam pela complexidade da estrutura física causar riscos à saúde da população que freqüenta e se utiliza destes estabelecimentos.
A Secretaria Municipal de Saúde/Centro de Saúde Ambiental priorizou 131 ramos de atividades do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que necessitam de aprovação prévia de projeto arquitetônico para posterior liberação do alvará de funcionamento e Licença Sanitária.
 As atribuições dos Engenheiros (as) da SMS:
•    Vistoria para emissão de declaração da saúde para conclusão de obras de Estabelecimentos de Interesse à saúde (EIS)  CVCO;
•     Análise e aprovação de projetos arquitetônicos de Estabelecimentos de interesse à saúde (EIS);
•    Inspeções de apoio à Equipe VISA para alvará de localização e funcionamento, Licença Sanitária, denúncias etc;
•    Inspeções para o PASES- Programa de Avaliação Sanitária de Estabelecimentos de Saúde;
•     Atendimentos ao público em geral e profissionais de engenharia/arquitetura fornecendo orientações técnicas.

IRAS - Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde

Infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são infecções cuja aquisição está relacionada a um procedimento assistencial seja em um internamento ou atendimento ambulatorial pois podem ser identificadas em todos os locais onde há assistência à saúde. Podem ser as infecções do sítio cirúrgico (ISC), as pneumonias hospitalares, como as pneumonias associadas a ventilação mecânica (PAV), infecções do trato urinário associadas a cateter (ITU) e infecções da corrente sanguínea associadas a catéter venoso (IPCS). Outras infecções adquiridas no ambiente de assistência como diarreia por Clostridioides difficile ou surtos de infecções virais, como pelo SarsCOV2, adquiridas em hospitais, também são consideradas IRAS. 
 
A CMCIRAS (Coordenação Municipal de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde) de Curitiba realiza vigilância epidemiológica de densidades de IRAS, conforme recomendação da ANVISA e desde 2010 realiza vigilância epidemiológica de microrganismos multirresistentes (MMR) nos diferentes sítios de IRAS. A CMCIRAS também coordena um grupo de trabalho com reuniões periódicas que envolvem a participação de representantes dos SCIH (Serviços de Controle de Infecção Hospitalar) dos hospitais do município de Curitiba que possuem UTI (unidades de terapia intensiva) e sociedades de especialidades relacionadas ao tema.

Nota técnica nº01/2016 NDM SMS Curitiba

Nota técnica nº01/2012 BMR SMS Curitiba

Resolução SESA-PR nº188/2017 - SONIH

Resolução SESA-PR nº823/2021 - MMR

Série histórica IRAS, Curitiba 2010-2022 (Hospitais com UTI)