Saúde Já Curitiba

15022022 saude ja

- Acesse o Aplicativo Saúde Já Curitiba 

- Apresentação das funcionalides / Coronavírus Saúde já

Dúvidas frequentes

 Validação de Acesso Aplicativo Saúde Já Curitiba  - A partir de 16/2/2022

 A partir de fevereiro de 2022, o Aplicativo Saúde Já Curitiba fica ainda mais seguro a seus usuários com inclusão da Validação de Acesso e o cadastro de uma senha obrigatória.

A nova função será válida para todos os usuários e vai começar a ser ofertada pelos novos usuários a partir de 16 de fevereiro. Para quem já utiliza o Saúde Já, a função será disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) gradativamente, por faixas etárias.

A validação de acesso é uma proteção extra que amplia a privacidade em relação aos dados pessoais dos usuários e às informações fornecidas pela Secretaria como vacinas aplicadas e agendamentos de consultas especializadas.

Até então, o cadastro da senha de acesso era uma função opcional e segue válida até que o usuário receba a convocação para validar seus dados, quando, além da senha obrigatória, o usuário vai enviar uma foto de um documento pessoal (frente e verso) para assegurar a veracidade das informações.

A validação de acesso pode ser realizada para os novos cadastros tanto pelo app (disponível para smartphones com sistemas operacionais Android e iOS) ou pelo site e contempla as exigências da Lei Geral da Proteção de Dados, a LGPD (Lei 13.709/2018).

Passo a passo

A partir de 16/2, o cadastro de um novo usuário no aplicativo será da seguinte maneira:
- O primeiro acesso é feito com o CPF do usuário como login; a senha é a data de nascimento, no padrão DD/MM/AAAA;
- Ao efetuar o login, vai aparecer uma tela convidando para o cadastro da senha. Clique em “Validar Acesso”;
- A tela seguinte é para a Verificação de Conta. Insira fotos (frente e verso) de um documento pessoal, que podem ser tiradas pelo próprio aplicativo (pelo smartphone) ou carregadas dos arquivos (galeria) do celular ou computador;
- Os documentos pessoais válidos para o cadastro são RG (preferencialmente com CPF), CNH, certidão de nascimento (preferencialmente com CPF) e CPF. Quando for tirar a foto, retire o documento do plástico, deixe-o aberto, centralizado na imagem e com foco ajustado;
- Nessa etapa, crie a senha, com seis dígitos (letras e/ou números) e confirme-a;
- Informe um endereço de e-mail pessoal e válido para o registro dos dados. O sistema vai encaminhar uma mensagem com um link ao e-mail informado, para concluir a verificação do cadastro;
- Em sua caixa de e-mails (verifique na Caixa de Entrada e na Caixa de SPAM), abra a mensagem de confirmação enviada pelo Saúde Já Curitiba e clique no link, para validação;
- Os dados informados serão enviados para análise e o resultado será comunicado também pelo e-mail cadastrado;

Usuários já cadastrados

Para os usuários que já utilizam o Aplicativo Saúde Já Curitiba, a SMS a inclusão da validação de acesso com senha obrigatória será feita de forma escalonada, por faixas etárias, com um período de 15 em que esta atualização será opcional. Após esse período, a atualização será compulsória.
A partir de 1º/3, os usuários do aplicativo nascidos em 1992 serão convocados a validar seus dados quando acessarem o app, inclusive os que já tem uma senha cadastrada.
Usuários do app que foram vinculados como dependentes em outra conta também deverão fazer a validação, em seus próprios cadastros, no momento em que sua faixa etária for convocada. Após essa atualização, podem novamente ser vinculados como dependentes em outro login.
Para os logins em que a validação não for realizada a partir do momento em que for obrigatória, os serviços ofertados no Aplicativo Saúde Já ficarão indisponíveis.
Nesses casos, o cidadão deverá solicitar os serviços diretamente nas unidades de atendimento do SUS Curitibano.

Cronograma

16/2 (quarta-feira) – Início da validação de acesso no Aplicativo Saúde Já Curitiba para novos cadastros;
1º/3 – Convocação para validação de acesso no Aplicativo Saúde Já aos nascidos no ano de 1992, de forma opcional;
16/3 - Convocação para validação de acesso no Aplicativo Saúde Já aos nascidos no ano de 1992, de forma obrigatória;

Novos grupos serão convocados progressivamente e as novas datas serão atualizadas aqui a partir de março.