Conferências locais e distritais começaram pelo Boa Vista e CIC

15 conferenciaComeçaram neste sábado (4/2) as conferências locais e distritais de saúde com o tema “O Modelo da Saúde 4.1 para o avanço do SUS”. Realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) seguindo as deliberações do Conselho Municipal da Saúde (CMS), as etapas locais e distritais culminam com a realização da 15ª Conferência Municipal de Saúde, no dia 25 de março.

A novidade deste ano é que as conferências distritais e locais serão na mesma data, diferente das edições anteriores quando primeiro eram realizadas as locais e então as distritais. Neste sábado (4/2) serão as conferências dos bairros CIC e Boa Vista. Cada Unidade de Saúde debaterá sobre os avanços e a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), para entender a demanda local e avaliar a situação da saúde do município. As propostas definidas pelos bairros, serão levadas para a Conferência Municipal de Saúde.

“A decisão de unir as conferências locais e distritais no mesmo dia foi uma sugestão do CMS para facilitar a participação do cidadão, estratégia prontamente acolhida pela gestão”, ressalta a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Confira as datas e locais para cada distrito

O evento, que acontece a cada quatro anos, funciona como fórum de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública. O conjunto de instruções é proposto pelas entidades representativas dos segmentos dos usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas.

“Ela é de fundamental importância, é onde entendemos a demanda de cada distrito e identificamos o caminho que devemos seguir para os próximos quatro anos no controle social do SUS”, diz Adilson Tremura, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Saúde 4.1
A conferência vai debater sobre o avanço da Saúde 4.1. O modelo desenvolvido pela SMS durante a pandemia utiliza recursos de tecnologia em prol da saúde do cidadão nos serviços do SUS Curitibano.

Curitiba tem retomada plena de atendimentos com o Saúde 4.1

Conferência Municipal
Além de debater os temas para avanço do SUS Curitibano, a Conferência Municipal vai eleger delegados da saúde do segmento de usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores para a 13ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, entre 23 e 25 de maio, que vão representar o município.

Também vai definir a composição da gestão do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba para os próximos quatro anos, de 2024 até 2027.

Confira o regulamento e regimento da conferência

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 15ª Conferência Municipal de Saúde devem ser contempladas no Plano Municipal de Saúde e para o próximo ciclo de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde.