Conselheiros de saúde participam de capacitação sobre cidadania e controle social no SUS de Curitiba

Os novos conselheiros, eleitos durante a 15ª Conferência Municipal de Saúde, foram empossados na última reunião do pleno e participam do primeiro módulo de capacitação nesta sexta-feira (15/12)

Cerca de 180 conselheiros municipais, distritais e locais de saúde, que assumem a gestão 2024-2027 do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Curitiba, participam nesta sexta-feira (15/12) do Curso de Capacitação de Conselheiros, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e CMS.

“Muitos dos representantes empossados participam pela primeira vez do Conselho Municipal de Saúde. Com o curso, poderemos auxiliar essas pessoas a desempenhar seu papel com qualidade e isenção que a função determina”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

O curso será realizado em três módulos e tem a intenção de apresentar de forma clara e objetiva o SUS curitibano, as atribuições do controle social da Saúde, exercida pelo CMS, e as funções dos conselheiros. Os outros dois módulos estão previstos para o primeiro semestre de 2024.

Eleitos na 15ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em março de 2023, os novos conselheiros assumem de fato suas funções em 2024. O curso de capacitação é a primeira atividade formal do novo grupo e dá o embasamento necessário para as futuras atividades a serem desempenhadas, como participação em comissões e reuniões decisórias do pleno.

“Damos as boas-vindas aos novos conselheiros e a todos que desempenham seu papel no controle social da Saúde. Juntos fazemos o melhor SUS do Brasil”, diz o presidente do CMS, Adilson Tremura.

Temas
No primeiro módulo, a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, vai apresentar a rede municipal de saúde de Curitiba e discorrer sobre os avanços e desafios do SUS Curitibano. Já a secretaria executiva do CMS vai fazer um breve histórico sobre o Conselho, sua composição, organização e funcionamento, além de abordar sobre as comissões temáticas.

O segundo e terceiro módulos vão tratar sobre Cidadania e Participação Social no SUS: legislação, ouvidoria, instrumentos de gestão, orçamento público e prestação de contas.

Composição
O CMS é composto por 36 membros titulares e 46 suplentes, que representam entidades dos segmentos usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba.

Os novos conselheiros foram empossados durante a 398ª Reunião Extraordinária do CMS, realizada no dia 6 de dezembro, quando também foi eleita a nova mesa diretora, composta pelo presidente, Adilson Tremura (segmento usuários), vice-presidente, Beatriz Battistella (segmento gestores), 1º secretário João Carlos Santana (segmento usuários) e 2º secretário Woldir Wosiac Filho (segmento trabalhadores).

Serviço:
1º módulo do Curso de Capacitação de Conselheiros de Saúde