Equipes da Saúde cuidam do sorriso das crianças nas escolas de Curitiba no dia D de Saúde Bucal

Com um lindo sorriso no rosto, Ana Carolina estava feliz na manhã desta quarta-feira (8/5) no CMEI Nely Almeida, no Prado Velho. Ela havia acabado de ganhar uma nova escova de dentes azul – “minha cor preferida”, disse animada. Acompanhada dos amigos de 5 anos da pré-escola, ela participou das atividades do Dia D de Saúde Bucal em sua escola. As gêmeas Dádiva e Diviane, de 3 anos, mostraram a dentição perfeita à dentista e voltaram para a brincadeira com os amigos.

O Dia D do Mais Saúde Bucal do Programa Saúde na Escola (PSE) acontece em todo país nesta quarta-feira. Em Curitiba, equipes de saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) levaram atividades preventivas às escolas municipais.

“É um trabalho importante de prevenção, porque é nessa faixa etária que começa a sensibilização sobre a forma correta de higienização, o contato com a escova de dentes e com os dentistas, que eles vão levar para toda a vida”, disse a cirurgiã dentista Luiza Foltran de Azevedo Koch.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca a importância do cuidado com a saúde das crianças e estudantes. "Essas ações também fazem parte do zelo com a educação", afirma.

No CMEI Nely Almeida, duas duplas, vinculadas à Unidade de Saúde Mãe Curitibana, do distrito sanitário Matriz, avaliaram a dentição das 132 crianças matriculadas em cinco turmas, do berçário à pré-escola: a cirurgiã dentista Luiza Foltran de Azevedo Koch e a auxiliar de saúde bucal Vânia Aparecida Barbiere de Oliveira; e a cirurgiã dentista Alliete Matilde Vicelli Loddi e a técnica de saúde bucal Jaqueline Adamoski da Silva.

As duplas avaliam a presença de cárie ou de outros problemas dentários, orientam as crianças sobre a higienização e, quando necessário, enviam bilhete aos pais para que agendem horário com equipe de saúde bucal da Unidade de Saúde a que estão vinculados para o tratamento necessário. As profissionais também distribuíram escovas de dentes e orientaram a equipe do CMEI para solicitar novas unidades sempre que preciso.

Rodeada pelas crianças que já tinham recebido sua escova nova, a diretora do CMEI, Nilcecléia Mastrangelo, disse ser positiva a presença dos profissionais de saúde na escola.

“As crianças são orientadas diariamente sobre a higiene dos dentes, mas a participação da equipe da Saúde contribui para uma orientação mais qualificada, inclusive com o encaminhamento para a Unidade de Saúde, quando encontram algum problema”, analisou.

Brasil Sorridente

O Dia D de 2024 foi instituído pelo Ministério da Saúde em comemoração ao primeiro ano de assinatura da Lei nº 14.572, de 8 maio de 2023, chamada Lei Brasil Sorridente, que amplia as ações de saúde bucal no ambiente escolar via PSE.

As ações de saúde bucal englobam orientação preventiva, levantamento epidemiológico, tratamento restaurador atraumático, aplicação tópica de flúor, escovação supervisionada, entre outras.

Em Curitiba, o Dia D do Mais Saúde Bucal do PSE foi realizado pelas equipes de saúde das seguintes unidades:

Distrito Sanitário Matriz

US Ouvidor Pardinho (Colégio Estadual Guaíra)
US Capanema (CMEI Laura Santos)
US Mãe Curitibana (CMEI Nely Almeida),

Distrito Sanitário Boqueirão

US Waldemar Monastier (CMEI Meia Lua)
US Pantanal (CMEI Pantanal)

Distrito Sanitário Cajuru

US Trindade II (CMEI Osny Dacol e Escola Enéias)
US Alvorada (CMEI Ruth Cardoso e CMEI Ana Gracia)

Distrito Sanitário Portão