Notícias

  • Pacientes do Caps e residências terapêuticas visitam museu em ação da luta antimanicomialPacientes do Caps e residências terapêuticas visitam museu em ação da luta antimanicomial

    No mês da luta antimanicomial, a área de saúde mental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza diferentes ações voltadas a usuários e profissionais de 13 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e duas residências terapêuticas de Curitiba.

    Nessa quinta-feira (16/5), por exemplo, mais de 260 usuários e profissionais da saúde dos Caps e das residências terapêuticas participaram de uma visita ao Museu Oscar Niemeyer (MON). Os ingressos foram doados pela administração do museu.

    “A visita ao MON reflete um modelo assistencial que preconiza o cuidado em liberdade, garantindo os direitos dos usuários, como o acesso à cultura, ao lazer e ao esporte", disse a coordenadora de saúde mental da SMS, Cristiane Rasera.

    Os passeios integram o tratamento oferecido pelos Caps, assim como a assistência clínica e terapêutica. Para a gerente de saúde mental da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Juliana Czarnobay, "a ressocialização é um dos pilares do tratamento".

    Leia mais...
  • Inscrições para a Conferência Macrorregional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde podem ser feitas até 21 de maioAtenção ao prazo: Inscrições para a Conferência Macrorregional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde podem ser feitas até 21 de maio

    Acontece na próxima semana, no dia 24 de maio de 2024, a Conferência Macrorregional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, preparatória para a 1ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (1ª CEGTES), coordenada pelo Conselho Estadual de Saúde do Paraná. As entidades de Curitiba e região metropolitana que desejam participar podem se inscrever até o dia 21 de maio, próxima terça-feira.

    Curitiba pode participar com 40 delegados, sendo 20 representantes do segmento usuários, 10 representantes do segmento trabalhador e 10 do segmento prestador/gestor.

    Em razão do pequeno prazo para a organização de uma conferência municipal, o Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, assim como diversos conselhos municipais do Paraná, decidiu por participar somente do evento macrorregional. A decisão foi pactuada na reunião do pleno, realizada no dia 8 de maio.

    Cabe ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Curitiba divulgar a conferência macrorregional, os prazos e condições de inscrições, além de receber os documentos exigidos para participação das entidades., que podem ser conferidos no documento orientador divulgado pelo Conselho Estadual.

    A secretaria executiva do CMS receberá a cópia dos documentos das entidades inscritas até as 11 horas do dia 21 de maio de 2024 – terça-feira, prazo necessário para enviar a documentação ao Conselho Estadual de Saúde, visto que as inscrições se encerram no próprio dia 21/05.

    Leia mais...
  • Prefeitura de Curitiba amplia em 23 quadro de agentes de combate a endemiasPrefeitura de Curitiba amplia em 23% quadro de agentes de combate a endemias

    A Prefeitura de Curitiba incorporou neste mês de maio 20 novos agentes de combate a endemias (ACE) para auxiliar no enfrentamento à dengue. Com isso, a capital paranaense passou a contar com 108 ACEs, uma ampliação de 23% no quadro profissional.

    “É um trabalho bacana, dinâmico, gratificante, porque você faz o bem, plantando coisas boas, positivas, orientando as pessoas. Você trabalha com vida e saúde”, conta uma das novas ACEs de Curitiba, Cintia Hreczkiu, de 51 anos.

    Os agentes de combate às endemias são os responsáveis por vistoriar quintais, realizar visitas domiciliares e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, com o objetivo de prevenir e controlar doenças.

    Neste momento de alta de dengue em todo o país, o trabalho dos ACE se soma ao trabalho de campo realizado também pelos 554 agentes comunitários em saúde (ACS) de Curitiba.

    “É um contingente bastante robusto de profissionais para nos apoiar neste momento. São 662, entre ACEs e ACSs. Mas, ainda assim, é imprescindível que cada cidadão cuide do seu espaço, pois é impossível ter um agente público em cada residência para ficar monitorando”, reforça a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

    Leia mais...
  • Público prioritário retorna às Unidades de Saúde de Curitiba para renovar a proteção contra a covidPúblico prioritário retorna às Unidades de Saúde de Curitiba para renovar a proteção contra a covid

    Com a retomada da vacinação contra a covid-19 em Curitiba, nesta terça-feira (14/5), a busca pela proteção atualizada levou pessoas do público prioritário às Unidades de Saúde. Foi o caso da professora aposentada Ingrid Luiza Zanardini, de 72 anos, que compareceu à Unidade de Saúde Mãe Curitibana para atualizar sua proteção.

    “A prevenção é essencial para nossa saúde. Tomei todas as doses da vacina contra a covid e também as da gripe”, declarou Ingrid, reforçando que mantém hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, prática de atividade física e a proteção das vacinas sempre em dia.

    O casal Eduardo Andreazza, 62 anos, e Ana Maria de Morais, 68, tem direito à aplicação semestral e também foram atualizar a proteção. “Nunca tivemos covid e nem queremos ter”, disse Eduardo, aguardando sua vez de vacinar. Além da dose contra a covid, o casal aproveitou a oportunidade para tomar a vacina contra a Hepatite B e deixar a carteira vacinal em dia.

    Leia mais...

Pacientes do Caps Santa Felicidade participam de sessão de cinema; programação continua

Caps cinema2

Pacientes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Santa Felicidade, em Curitiba, tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (12/5). Foi dia de cinema no Teatro da Vila, na CIC. Por uma hora e meia, 12 pacientes assistiram a 19 curtas-metragens do Festival Internacional de Animação de Curitiba. A sessão foi compartilhada com 42 alunos da Escola Municipal Francisco Derosso, do Boqueirão.

A atividade é uma ação de reabilitação psicossocial, que faz parte das atribuições do Caps, e que compõe a programação comemorativa do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. (Veja a programação abaixo).

A psicóloga Paula Lara, que acompanhou o grupo na atividade externa, explica que é uma forma de incentivar os pacientes a ocupar esses espaços de cultura e lazer em sua rotina.

“O cuidado em saúde mental não é só com medicação, nem só com atividades terapêuticas dentro do Caps, por isso usamos as oportunidades que nos são oferecidas para ampliar as opções de reinserção social”, disse Paula.

Segundo a psicóloga, muitas vezes o grupo atendido utiliza o transporte da Urbs, exclusivo para a atividade, mas também utiliza ônibus de linha, para incentivar a autonomia dos indivíduos e ampliar suas opções de cultura e lazer na cidade.

Fora da rotina
João Paulo Mendes Córdova, de 41 anos, participou com interesse da programação do Dia de Luta. Para ele, é uma forma de sair da rotina, pois não administra bem fazer todos os dias a mesma coisa.

Na quinta-feira (11/5), ele foi com o grupo do Caps Santa Felicidade a um passeio no Bosque Reinhard Maack e nesta sexta foi ao cinema. “É interessante, porque a gente conhece lugares novos e também pessoas diferentes e isso serve também para manutenção do tratamento”, contou.

Caps MartaAos 74 anos, Marta Maria Anaue mora sozinha e gosta de participar dos eventos do Caps. “Eu acho bom, porque ajuda a gente psicologicamente.”

Já Matheus Antony de Souza, de 26 anos, disse que leva uma mensagem positiva dos filmes de animação. “É um entretenimento e é positivo pra mim.”

Positividade compartilhada por Iroche Oniki, de 37 anos. “Está sendo uma novidade boa, como não sou uma pessoa de conversar muito, estou aprendendo a me soltar um pouco mais. O tratamento está sendo muito bom”, disse Oniki.

Animatiba
O Animatiba é um dos projetos culturais aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e a programação gratuita para escolas e instituições é a contrapartida social do Festival Internacional de Animação de Curitiba, que aconteceu entre 4 e 10 de maio em Curitiba.

Dia de Luta Antimanicomial
O movimento antimanicomial é caracterizado pela luta pelos direitos das pessoas que sofrem de problemas mentais. No cerne desse movimento está a batalha contra o estigma e a exclusão. O movimento lembra que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais têm o direito fundamental à liberdade, de viver em sociedade e de receber cuidados e tratamentos sem terem que renunciar ao seu papel de cidadãos.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica teve início no final da década de 70 com o lema "por uma sociedade sem manicômios". Diferentes profissionais, associações de usuários e familiares, instituições acadêmicas, representações políticas e outros setores da sociedade questionam o modelo clássico de assistência baseado em internações em hospitais psiquiátricos. Eles denunciam as graves violações dos direitos das pessoas com transtornos mentais e propõem a reorganização do modelo de atenção à saúde mental no Brasil, com serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando garantir a cidadania dos usuários e seus familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade.

Próximas atividades pelo Dia de Luta Antimanicomial
Dia 17/5
Passeio na Feira do Libersol – Economia Solidária: aberto à comunidade
Horário: 8h às 18h
Local: UFPR – Campus Botânico – em frente ao prédio da Terapia Ocupacional
Rua Lothário Meisner, 632 – Jardim Botânico

Oficina de leitura e criação – promovido pela Casa da Leitura para usuários atendidos no Caps Boqueirão
Horário: 14h
Local: Caps Boqueirão: R. Carlos de Laet, 6.270 – Hauer

Dia 18/5
Sarau Antimanicomial
Horário: 14 h
Local: Jardim Botânico: R. Engo. Ostoja Roguski, 350 - Jardim Botânico,

Tarde Sertaneja e bazar de usados: aberto à comunidade
Horário: 13h30
Local: Caps Tatuquara: Rua Marcos Bertoldi, 100 –Tatuquara

Roda de conversa e música com pacientes e familiares do Caps Santa Felicidade
Horário: 14 h
Local: Praça da Espanha

Roda de Música e Karaokê, Jogos e Brincadeiras: para pacientes atendidos no Caps Infantil Boa Vista
Horário: 8h às 18h
Local: Caps Infantil Boa Vista: Rua Peru, 230 – Bacacheri

Relatos de casos, Rodas Interativas e Oficinas de Instrumentos: para pacientes atendidos no CAPS Bairro Novo
Horário: manhã e tarde
Local: Caps Bairro Novo: Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração, 771 – Pinheirinho

Palestra: Reforma psiquiátrica e Luta Antimanicomial, Vídeo: "CAPS ou Manicômio?", Apresentação do Coral CAPS Cajuru e Recanto Tarumã.
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório da Rua da Cidadania do Cajuru: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150

Dia 19/5
Bazar do CAPS Bairro Novo
Horário: 9h às 12h | 13h às 16h
Local: Caps Bairro Novo: Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração, 771 – Pinheirinho

Dia 20/5
Rodas de conversa sobre prevenção e promoção à Saúde Mental
Horário: 9h às 15h
Local: Unidade de Saúde Sabará - Rua Pedro Andretta, 3.030 – Cidade Industrial

Unidades de Saúde

Confira a lista de endereços dos equipamentos da SMS.

Saiba Mais

Orientação e Prevenção

Veja como ter uma vida saudável e manter hábitos de proteção da sua saúde.

saiba mais

Ouvidoria SUS Curitiba

Sugira, Critique, Elogie e tire suas duvidas. Conheça a Ouvidoria do SUS Curitiba.

Saiba Mais

 

A Secretaria

  • Planejar e executar a política de saúde para o Município de Curitiba
  • Responsabilizar-se pela gestão e regulação dos serviços próprios e conveniados
  • Monitorar doenças e agravos
  • Realizar a vigilância sanitária sobre produtos e serviços de interesse da saúde
  • Visar uma população mais saudável