Painel da covid-19 concorre a prêmio nacional na área de experiências de soluções tecnológicas

O painel de dados sobre a covid-19 de Curitiba está concorrendo ao prêmio da Mostra competitiva de exposição de experiências e práticas bem sucedidas nos Centros de informações estratégicas em vigilância em saúde (CIEVS) Estaduais e Municipais no eixo experiências de soluções tecnológicas deste ano. 

O trabalho, foi um dos cinco selecionados entre trabalhos inscritos de todo o país. Segundo a organização do evento foram quase 200 trabalhos inscritos. As apresentações acontecerão na tarde desta segunda-feira (8/11),  o evento pode ser acompanhado on-line pelo endereço https://www.redecievs.com.  Para assistir é necessário fazer a inscrição que é gratuita. Após apresentações os trabalhos irão para votação, o resultado será divulgado na sexta-feira (12/11).

São quatro categorias de competição,  melhores experiências dos CIEVS Estaduais e de Municípios de Capital, melhores experiências dos CIEVS de Municípios de Fronteira e CIEVS de DSEI, melhores experiências dos CIEVS de Municípios  e melhores experiências de soluções tecnológicas, na qual Curitiba é candidata.

Criado com ferramenta gratuita, o Google Data Studio, o painel apresenta dados dinâmicos sobre o novo coronavírus na capital paranaense e também sobre os andamentos da vacinação. No painel, o usuário pode navegar, aplicar filtros e fazer suas próprias análises dos dados com diversos recortes de informação, como períodos, perfis de população e outros.

“O simples fato de ser um dos cinco selecionados para concorrer ao prêmio , já é um motivo de comemoração e demostra a qualidades e eficiência da ferramenta. Fomos escolhidos entre trabalhos de todo o país em um evento de grande relevância no meio da epidemiologia nacional”, destacou a infectologista da SMS, Marion Burger.

A mostra competitiva acontecerá como parte do VI Encontro Nacional da Rede CIEVS, que tem como objetivo reunir e avaliar práticas de sucesso implementadas pela Rede CIEVS na detecção, monitoramento, alerta, resposta e comunicação durante a pandemia da covid-19.

A Rede CIEVS

A rede reúne 129 Centros de informações estratégicas em vigilância em saúde (CIEVS), que cria uma rede epidemiológica interligada com a finalidade de  detectar, monitorar, realizar alertas e resposta de eventos com potencial de se tornarem Emergências em Saúde Pública. Com a pandemia da covid-19 a  rede foi fortalecida e ampliada.