Mutirão Curitiba sem Mosquito chega à comunidade Santa Rita, no Tatuquara

Mutirão Curitiba sem Mosquito chega à comunidade Santa Rita no Tatuquara

O mutirão contra a dengue chega nesta sexta-feira (16/2) à comunidade Santa Rita, no Distrito Sanitário Tatuquara. Agentes de endemias e comunitários irão percorrer 45 quarteirões próximos à unidade de saúde da área. O objetivo é vistoriar imóveis e orientar moradores sobre recolhimento de resíduos.

Na semana que vem, segunda (19/2) e terça (20/2), caminhões de coleta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vão recolher os entulhos, que devem ser separados pelos moradores e colocados nas áreas delimitadas pelos agentes de endemias.

A ação conjunta das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente busca evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

Nos mutirões, eles fazem uma varredura nos terrenos em busca de recipientes que possam acumular água e orientam a população a separar entulhos e lixo dos imóveis.

“A estratégia é intensificar mutirões em toda a cidade, especialmente onde houver registro de casos autóctones de dengue”, afirma a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Segundo a secretária, é preciso do apoio da população na prevenção da doença, eliminando a água parada em casa, quintais, terrenos e locais de trabalho para afastar o risco de focos da dengue.

Mutirões

No primeiro mutirão de 2024, realizado nos dias 29 e 30 de janeiro, foram retiradas 33 toneladas de resíduos na comunidade Rio Bonito, no bairro Campo do Santana, em 22 viagens dos caminhões do Meio Ambiente.

Em seguida, no dia 3 de fevereiro, uma força-tarefa reuniu 60 profissionais e voluntários para percorrer 52 quadras em torno da Unidade de Saúde Monteiro Lobato, no Distrito Sanitário (DS) Tatuquara, na orientação aos moradores.

Os caminhões do Meio Ambiente retornaram ao Tatuquara em 8 e 9 de fevereiro para retirar mais 24 toneladas de entulhos descartados pelos moradores.

O segundo mutirão Curitiba sem Mosquito percorreu o bairro São Braz, no Distrito Sanitário Santa Felicidade, nos dias 5 e 6 de fevereiro. O resultado: 22,6 toneladas de resíduos coletados.

O feriado do carnaval teve recolhimento de mais de 10 toneladas resíduos pelo mutirão Curitiba sem Mosquito na Vila Esperança, no bairro Atuba, Distrito Sanitário Boa Vista.

As ações de bloqueio, assim como os mutirões, são concentradas nas regiões onde há registro da doença, informa a coordenadora municipal do Programa de Controle do Aedes da Secretaria de Saúde, Tatiana Faraco.

Segundo ela, toda a cidade recebe as ações de controle da dengue, durante o ano todo. São visitas dos agentes de endemias, uso de drones para vistorias em regiões e imóveis de difícil acesso, uso de armadilhas para controle da infestação do mosquito, entre outras.

Casos

O boletim epidemiológico da dengue da Secretaria Municipal de Saúde registrou, entre 1º de janeiro e 7 de fevereiro deste ano, 223 casos importados de dengue em Curitiba e 31 casos autóctones, em que a contaminação aconteceu na cidade.

A região com maior número de casos autóctones é o DS Tatuquara, com 15 confirmações, seguida do Cajuru, com oito casos autóctones; dois casos no DS Boa Vista; dois casos no DS Bairro Novo; e um registro autóctone no DS Santa Felicidade e outro no Portão.

Orientações

Para o recolhimento do Mutirão Curitiba sem Mosquito, os moradores devem colocar os entulhos para fora do imóvel até a data da passagem dos caminhões. Resíduos de porte menor devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.

O mutirão vai coletar objetos inservíveis (móveis, eletrodomésticos e entulhos), materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, resíduos orgânicos e restos vegetais embalados.

Materiais com peso ou volume elevado (como resíduos de construção civil), resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados, resíduos tóxicos e perigosos (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas) e veículos de transporte não serão recolhidos pela Prefeitura de Curitiba.

Os mutirões são estratégias pontuais e de intervenção diante do acúmulo de materiais nas casas e quintais. Mas Curitiba mantém coleta regular de resíduos orgânicos, recicláveis e especiais, oferecendo ao cidadão diversas formas de eliminar entulhos e materiais inservíveis, que, além de se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti, podem também se tornar o ambiente ideal para roedores, insetos, aranhas e outros vetores de doenças.

“Cada cidadão deve fazer sua parte e manter casas e quintais limpos”, pondera a secretária Beatriz Battistella.

Em 2023, os Mutirões Curitiba sem Mosquito, coordenados pela Saúde e Meio Ambiente, recolheram 348 toneladas de materiais inservíveis e entulhos nos dez Distritos Sanitários. Foram realizados 14 mutirões durante o ano, sendo que nas regionais Cajuru e Boa Vista foram realizados mais de um mutirão no ano.