Em audiência pública na Câmara, secretária de Saúde faz alerta sobre a dengue

Em audiência pública na Câmara secretária de Saúde faz alerta sobre a dengue

Em audiência pública na Câmara Municipal, nesta terça-feira (20/2), a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, fez um alerta sobre a guerra a ser travada, por todos, contra a dengue.

“Precisamos da colaboração de todos na luta contra a dengue. A guerra só será vencida com o apoio de toda a população, fazendo o monitoramento de todos os pontos que possam gerar acúmulo de água e possam servir de criadouro para o mosquito da dengue”, disse. “Se não tivermos a participação de todos, vamos perder essa guerra”, convocou.

De acordo com a secretária, “a dengue é uma forte ameaça ao sistema de saúde.” Segundo ela, embora atualmente não haja pressão nos atendimentos na rede municipal, com a progressão de focos do mosquito e aumento de casos da doença poderá haver maior demanda de internamento, o que poderá trazer impacto ao sistema.

“Não há espaço para uma grande elevação no número de pessoas com internamentos”, explicou ela. “Se houver essa necessidade de muitos internamentos de emergência, os internamentos eletivos precisarão ser paralisados, como na época do covid-19”, explicou.

O alerta ocorreu durante a audiência de prestação de contas da saúde, referente ao terceiro quadrimestre de 2023. O rito é obrigatório e está previsto na lei complementar federal 141/2012.

Balanço financeiro

Durante a audiência também foram apresentados os dados do balanço do último quadrimestre de 2023. Curitiba bateu mais uma vez o recorde em investimento na área. Em 2023, foram aplicados em Saúde 22,57% das receitas correntes líquidas do município em 2023 – bem acima do mínimo constitucional exigido de 15% (leia mais sobre o balanço da Saúde em 2023).

Destaques

Entre os destaques referentes ao último quadrimestre de 2023, foram citados: a inauguração da unidade de saúde Umbará II, a revitalização da UPA Sítio Cercado e a entrega de novas clínicas de odontologia reformadas. Já foram reformadas 96 clínicas odontológicas do município – 38 só em 2023.

Beatriz também destacou os avanços no atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista, com a capacitação da rede, com um protocolo que permite o acolhimento do paciente em todos os pontos da atenção básica.

Outro destaque do período foi a recertificação pelo Ministério da Saúde, pela quarta vez, de Curitiba como município que eliminou a transmissão vertical do HIV. O município foi, ainda, recertificado pela manutenção do selo prata de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical da sífilis.

A secretária também apresentou aos vereadores o resultado da pesquisa de satisfação dos usuários dos serviços, realizada por meio do aplicativo Saúde Já Curitiba. Numa escala de 1 a 5, os usuários deram nota 4,37 ao SUS Curitibano em 2023 – o equivalente a uma nota 8,74 numa escala até 10.