Saiba como acessar o aplicativo Saúde Já, da Prefeitura de Curitiba, utilizando o cadastro único do e-Cidadão

Saiba como acessar o aplicativo Saúde Já da Prefeitura de Curitiba utilizando o cadastro único do e-Cidadão

Com a integração dos diversos aplicativos e sites da Prefeitura de Curitiba, cada vez mais o cidadão curitibano precisa utilizar o e-Cidadão, base de dados única que integra diferentes serviços municipais de forma inteligente. Atualmente, 48 serviços estão ligados ao e-Cidadão, que tem mais de 1,7 milhão de cadastros.

Uma das mais recentes é o aplicativo Saúde Já, que dá acesso a informações importantes, permite a localização da unidade de saúde de referência, confirmação de consultas e exames, acompanhamento da situação vacinal, realização de videoconsulta agendada pela Central Saúde Já, entre outros serviços da Secretaria Municipal da Saúde.

Quem já tem login e senha cadastrados no e-Cidadão permanecerá usando esse acesso quando precisar utilizar o Saúde Já. A senha é única para outros serviços que utilizem o e-Cidadão, que é o cadastro único do município.

A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) esclarece que as informações exigidas em cada uma das aplicações que utilizam a base de dados do e-Cidadão são adequadas à necessidade de cada área. Os dados dos cidadãos ficam armazenados de forma segura e de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Passo a passo para utilizar o Saúde Já por meio da base do e-Cidadão

• Acessar o site ou aplicativo do Saúde Já pelo Google Play ou App store
  • Se você já tiver cadastro no e-Cidadão utilize seu login e senha desta plataforma. Depois de aceitar os termos de uso, poderá ser necessário completar o registro com os dados exigidos pela Secretaria Municipal da Saúde, tais como endereço, nome da mãe e telefone. Os dados obrigatórios têm um asterisco. Para compreender qual a informação pedida, clique no ponto de interrogação que aparece em cada um dos campos.
  • As informações são validadas com a Receita Federal do Brasil. Por isso, seu nome civil completo, CPF e data de nascimento devem estar de acordo com os registrados pela Receita Federal.
  • Se você já tem cadastro no e-Cidadão, mas não tem cadastro definitivo na Secretaria Municipal da Saúde, precisará fazer uma validação anexando fotos do seu documento de identificação e comprovante de endereço, além de responder algumas questões específicas.
  • Se você já tinha cadastro no aplicativo Saúde Já Curitiba e não tinha no e-Cidadão, você deverá seguir com o registro nesta plataforma, criando uma nova senha, e informando os dados solicitados.
  • A senha do e-Cidadão deverá ser utilizada em todas as aplicações da Prefeitura de Curitiba já integradas.
  • Fique atento: o e-mail informado como principal, deve ser o seu e-mail pessoal, para que você possa recuperar sua senha de acesso, em caso de perda. Cada CPF deverá ter um e-mail principal único. O sistema oferece a opção de cadastrar adicionalmente um e-mail alternativo, que deve ser outro endereço eletrônico (quem não tem um segundo e-mail, neste caso poderá utilizar o e-mail de um familiar, por exemplo).
  • Crianças de até 12 anos podem ser cadastradas com o mesmo e-mail do responsável legal.
  • Se houver dúvidas ou dificuldades no processo, o usuário poderá entrar em contato pela Central 156 da Prefeitura de Curitiba.