Ações para conter avanço da dengue em Curitiba chegam a 70 quarteirões do Bairro Novo

O Mutirão Curitiba sem Mosquito está no Sítio Cercado, na Regional Bairro Novo. A primeira fase termina nesta sexta-feira (23/2). Agentes de saúde percorrem 70 quarteirões. Eles vasculham terrenos em busca de recipientes que possam acumular água e orientam a população a separar entulhos e lixo dos imóveis.

Caminhões de coleta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente passarão pelo mesmo roteiro, nos arredores da Unidade de Saúde Coqueiros, na segunda (26/2) e na terça (27/2). Vão recolher entulhos separados pelos moradores e colocados nas áreas delimitadas pelos agentes de saúde.

A ação é mais uma iniciativa realizada em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O principal objetivo dos mutirões é evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

Orientações

Para o recolhimento do Mutirão Curitiba sem Mosquito, os moradores devem colocar os entulhos para fora do imóvel até a data da passagem dos caminhões. Resíduos de porte menor devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.

O mutirão vai coletar objetos inservíveis (móveis, eletrodomésticos e entulhos), materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, resíduos orgânicos e restos vegetais embalados.

Materiais com peso ou volume elevado (como resíduos de construção civil), resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados, resíduos tóxicos e perigosos (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas) e veículos de transporte não serão recolhidos pela Prefeitura de Curitiba.

Os mutirões são estratégias pontuais e de intervenção diante do acúmulo de materiais nas casas e nos quintais, mas Curitiba mantém coleta regular de resíduos orgânicos, recicláveis e especiais.

Há diversas formas de eliminar entulhos e materiais inservíveis. Além de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, esses materiais também podem se tornar o ambiente ideal para roedores, insetos, aranhas e outros vetores de doenças.

Toneladas de lixo

Em 2023, os Mutirões Curitiba sem Mosquito, coordenados pela Saúde e Meio Ambiente, recolheram 348 toneladas de materiais inservíveis e entulhos nos dez Distritos Sanitários.

Foram realizados 14 mutirões durante o ano passado – nas regionais Cajuru e Boa Vista houve mais de um mutirão no ano.

Em 2024, só nos primeiros seis mutirões, mais de 126 toneladas de entulho foram recolhidas.

Tatuquara

No Tatuquara, não está sendo realizado um mutirão, mas uma ação de bloqueio. Os agentes de saúde mantêm a rotina de orientação a moradores sobre riscos da dengue, além de chamar atenção para a limpeza de casas e quintais.

Portanto, os moradores das casas visitadas pelos agentes nesta quinta-feira (22/2) não devem colocar os entulhos para fora do quintal. Importante: isso deve ser feito apenas onde houver aviso de coleta e no dia do recolhimento em pontos determinados.

Quem se antecipa à coleta acaba empilhando lixo nas ruas e não diminui os riscos de possíveis criadouros do Aedes aegypti.

A atenção ao Tatuquara se deve ao avanço da dengue no bairro, que tinha 21 dos 38 casos autóctones (transmissão local) de Curitiba até 15 de fevereiro.

Cajuru

Já no Cajuru, sim, os moradores orientados nos últimos dias pelos agentes de saúde têm até esta sexta-feira (23/2) para deixar os entulhos prontos para a coleta nos locais corretos.

“Seguimos firmes com a estratégia de intensificar mutirões pela cidade, com atenção especial a regiões onde houve registro de casos autóctones de dengue”, reitera a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Segundo a secretária, é preciso contar com o apoio da população na prevenção da doença, eliminando a água parada em casa, quintais, terrenos e locais de trabalho para afastar o risco de focos da dengue.