Greca atende à ligação 1 milhão da Central Saúde Já Curitiba

Nesta segunda-feira (4/3) pela manhã, a Prefeitura de Curitiba chegou à marca de 1 milhão de teleatendimentos realizados pela Central Saúde Já. O momento, comemorado pela equipe, contou com a participação do prefeito Rafael Greca, incumbido de atender a ligação número 1 milhão feita pela paciente Deise Cristina Avelaneda Ferreira, de 37 anos, moradora do bairro Barreirinha.

“Bom dia, dona Deise. É o prefeito Rafael Greca, eu estou lhe atendendo porque neste momento a Central de teleatendimentos Saúde Já chegou a 1 milhão de clientes. Esse projeto, que é abençoado por Deus e estimulado pelo Ministério da Saúde e pela nossa Secretaria Municipal da Saúde, é um exemplo para o nosso país”, disse o prefeito à paciente.

“Quero desejar à senhora boas melhoras e vou lhe passar para a doutora Paula Takahashi, médica habilitada para lhe atender”, completou o prefeito.

A paciente ficou contente por ter sido atendida por Greca. “Quando eu liguei e passei pela triagem me perguntaram se poderiam passar para o prefeito e eu concordei. Eu não tinha entendido direito no começo e achei que era uma gravação da voz do prefeito, mas aí eu o ouvi falando meu nome. Fiquei muito feliz, ele me orientou e depois a médica também”, contou Deise.

Com sintomas de covid há mais de uma semana, sem melhoras, Deise procurou a Central Saúde Já em busca de orientação médica. Antes de ser atendida pelo prefeito, passou por uma triagem de avaliação de risco com a enfermagem, para verificar se havia condições de aguardar e participar da comemoração.

Após a conversa com o prefeito, foi realizada a teleconsulta médica, que identificou sinais de que a paciente necessitava de uma avaliação presencial. Deise foi, então, encaminhada para atendimento a uma UPA.

Modelo para o país

De acordo com o prefeito Rafael Greca, a Central Saúde Já Curitiba é modelo para o país em teleatendimento de saúde. “Comemoramos o bom êxito dessa nova modalidade que Curitiba ofereceu ao Brasil. Em 17 de abril do ano passado, a ministra da Saúde Nísia Trindade veio ver o modelo de Curitiba e está colocando em prática em várias capitais do país, mas nenhuma tem a eficiência, a prontidão e a qualidade de Curitiba. Por isso, o meu coração de prefeito se enche de alegria”, disse Greca.

“Curitiba é inovadora no SUS ao incorporar o teleatendimento como política pública e a Central Saúde Já exemplifica por que a cidade foi eleita a mais inteligente do mundo”, avalia a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Legado da pandemia

Em 12 de março de 2020, com a confirmação do primeiro caso de covid-19 em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde estabeleceu a Central Coronavírus, telefone destinado a auxiliar a população com dúvidas e casos leves da doença. E desde 26 de março de 2020, a Prefeitura oferece serviço de videoconsulta médica para os moradores e Curitiba se tornou a primeira capital a providenciar esta facilidade para o combate ao coronavírus.

“Foi muito valioso no momento da pandemia, a ponto de os telefones ficarem congestionados. Depois que a pandemia terminou, eu e Márcia (Huçulak, então secretária municipal da Saúde e atual deputada estadual) resolvemos manter a Central de Teleatendimento.”, contou o prefeito.

Em 17 de abril de 2023, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e inauguração pelo prefeito Rafael Greca, a Central Coronavírus foi rebatizada como Central Saúde Já, passando a oferecer teleatendimento e videoconsulta médica para questões leves, como dor de cabeça, dor abdominal, diarreia, dor de garganta e febre, para toda população curitibana com mais de 5 anos.

“Sob esse novo formato, a Central Saúde Já Curitiba tem uma média de 30 mil teleatendimentos mensais, alcançando 1 milhão de teleatendimentos desde 12 de março de 2020, proporcionando agilidade, eficiência, comodidade e segurança aos usuários”, avalia Beatriz.

Presenças

Participaram da ação junto à equipe da Central Saúde Já, a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o superintendente executivo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Juliano Gevaerd; a superintendente de Gestão em Saúde da SMS, Flávia Quadros; a deputada estadual Márcia Huçulak, o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paz; o coordenador-médico da Central Saúde Já Curitiba, Romulo Pereira; e o coordenador de enfermagem da Central, Jonas Souza da Silva.