Saúde de Curitiba alerta para prevenção de viroses causadas por água contaminada

Uma das grandes angústias de pais e cuidadores são as chamadas viroses, comuns em dias quentes e úmidos como os vividos em Curitiba neste fim de verão. Nessa época do ano, é comum o registro de viroses e doenças que têm micro-organismos presentes em água contaminada ou não tratada e com alto potencial de disseminação, com transmissão de pessoa para pessoa.

“Sintomas como diarreia, mal-estar, náuseas e vômitos são comuns em viroses gastrointestinais, mas também podem estar presentes na hepatite A, que apresenta outros sintomas, como febre, olhos amarelados e urina escura”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Oliveira.

O médico salienta que a principal forma de disseminação é o contato com água e/ou alimentos contaminados, a falta de cuidado com a higienização de frutas e verduras consumidos crus, ou ainda o descuido com a higiene pessoal, como a lavagem cuidadosa das mãos antes de comer e após usar o banheiro, por exemplo.

Hepatite A

Também conhecida como hepatite infecciosa, a hepatite A geralmente é uma doença de caráter benigno. Mais comum em crianças pequenas, a transmissão está relacionada às condições de saneamento, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. Nos adultos, além da transmissão pela água e alimentos, também pode ocorrer pela relação sexual anal desprotegida, principalmente quando há a prática de sexo oral.

“O vírus da hepatite A está presente nas fezes dos indivíduos e pode permanecer vivo no meio ambiente por período prolongado, o que facilita a transmissão”, relata Alcides Oliveira, reforçando a necessidade dos cuidados para prevenir o contágio.

Segundo ele, mesmo depois de não apresentar sintomas e ter a resolução clínica da doença, as crianças que foram contaminadas mantêm a eliminação viral por até cinco meses. Em média, o período de incubação do vírus após a contaminação é de 30 dias, sendo que pode acontecer entre 15 e 45 dias.

Casos

A série histórica de vigilância das hepatites virais da Secretaria Municipal da Saúde registrou, entre 2012 e 2022, 111 casos de hepatite A em Curitiba. Geralmente, são menos de dez casos por ano, mas em alguns períodos as confirmações cresceram. Em 2012, foram confirmados cinco casos da doença na cidade; três em 2013; cinco em 2014; cinco casos também em 2020, 2021 e 2022. O maior número registrado em Curitiba havia sido em 2018, com 21 confirmações.

Já nos primeiros meses de 2024, dados preliminares, foram notificados 35 casos de hepatite A em Curitiba, que estão sob investigação do Centro de Epidemiologia da SMS.

“Com as notificações fora do padrão registrado nos anos anteriores, estamos analisando os dados para identificar a fonte das contaminações a fim de intervir na situação”, disse Oliveira, que ressalta a necessidade de ampliar os cuidados preventivos.

Vacina

Desde 2014, a vacina de hepatite A está disponível no calendário básico de vacinação do SUS para crianças menores de 5 anos. Todas as unidades de saúde da capital paranaense oferecem a imunização contra a doença. Os endereços podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

No Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) a vacina de hepatite A está disponível para os seguintes grupos:

• Hepatopatia crônica de qualquer etiologia, inclusive portadores do vírus da hepatite C e B.
  • Pessoas vivendo com HIV/aids.
  • Imunodepressão terapêutica ou por doenças imunodepressoras.
  • Coagulopatias, doenças de depósito, fibrose cística, trissomias, hemoglobinopatias.
  • Candidatos a transplante de órgão sólido, cadastrados em programas de transplantes.
  • Transplantados de órgão sólido (TOS).
  • Transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH).
  • Asplenia anatômica ou funcional de doenças relacionadas.

Saiba como prevenir a contaminação pela hepatite A

• Lavar as mãos (incluindo após o uso do sanitário, trocar fraldas e antes do preparo de alimentos).
  • Lavar com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos.
  • Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e peixes.
  • Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras.
  • Usar instalações sanitárias.
  • No caso de creches, pré-escolas, lanchonetes, restaurantes e instituições fechadas, adotar medidas rigorosas de higiene, tais como a desinfecção de objetos, bancadas e chão utilizando hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária.
  • Não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de onde haja esgoto.
  • Evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios.
  • Usar preservativos e higienização das mãos, genitália, períneo e região anal antes e após as relações sexuais.

Central Saúde Já

Ao apresentar sintomas leves, característicos das viroses de verão ou de hepatite A, o curitibano pode entrar em contato com a Central Saúde Já, pelo telefone 3350-9000. Depois da classificação de risco, feita por profissional de enfermagem, a pessoa poderá ser direcionada para consulta médica por telefone ou vídeo, receber as orientações para o seu caso, ou ainda ser encaminhado para atendimento presencial, se necessário.

A Central Saúde Já Curitiba funciona todos os dias. De segunda à sexta, das 7h às 22h. Nos fins de semana, das 8h às 20h.