Primeira turma de residência em Geriatria ingressa no Hospital do Idoso

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu a primeira de turma de residência médica em Geriatria. Nesta quinta-feira (02/03), os 55 profissionais selecionados pela Prefeitura foram recepcionados no auditório Zacarias Alves de Souza Filho, no Hospital do Idoso Zilda Arns. A turma assistiu à palestra O Papel das Residências no SUS, proferida pela médica Tânia Pires, diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde. Tânia explicou que a evolução do cuidado com saúde se reflete no papel do profissional, que precisa ter formação humanitária e científica. “O profissional deve construir relações humanas e ter humildade para aprender”, orientou.

A diretora-geral da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), Ivana Busato, reforçou a importância da união interdisciplinar para o crescimento e desenvolvimento do conhecimento. “Profissionais de diversas áreas atendem o paciente, que é um só. Por isso o compartilhamento de conhecimento e experiências ajuda no aprendizado e no tratamento.”

Oportunidade

A Secretaria Municipal da Saúde e a Feaes mantém residências médicas e multiprofissionais e oferecem, anualmente, a oportunidade de formação. “A procura por residências é grande. Para essas oito turmas, 27 profissionais se qualificaram para a área médica e 28 para as demais profissões da saúde”, explicou Elaine Rossi, diretora do Instituto de Ensino e Pesquisa, da Feaes, que acompanha as residências. Ela apresentou os coordenadores e tutores de cada áreas.

As residências para formados em Medicina são Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Psiquiatria e Geriatria. Para enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e odontólogos, os programas são Saúde do Idoso, Saúde da Família, Enfermagem em Urgência e Emergência e Enfermagem Obstétrica. Todas são aprovadas pelo Ministério da Educação e as bolsas de residências são ofertadas pelo Ministério da Saúde.

Os primeiros residentes em Geriatria, Ricardo Papp Moretti e Rafaela Espíndola, estavam animados. Para fazer essa residência eles precisaram concluir a de Clínica Médica. “Escolhi essa especialidade pela complexidade da área e por ter afinidade com o perfil do paciente”, comentou Ricardo. “Desde criança, tenho carinho especial por idosos. Foi minha opção quando entrei na faculdade”, completou Rafaela.

Os residentes, dependendo do Programa, são direcionados para Unidades de Saúde (US), Centros de Apoio Psicossocial (Caps), Serviço de Atendimento Móvel a Urgências (Samu), Centro Médico Comunitário do Bairro Novo, Programa Melhor em Casa e para o Hospital do Idoso, locais onde a formação para o SUS está garantida pela qualidade dos serviços ofertados.