Boqueirão e Pinheirinho têm trabalho de combate à dengue

dengueboqueiraoMoradores do Boqueirão, nas proximidades da Unidade de Saúde Waldemar Monastier, começaram nesta quinta-feira (09/03) a receber orientações de agentes comunitários de saúde para limpar terrenos e se livrar de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. O entulho será recolhido pela ação continuada Curitiba sem Mosquito na próxima segunda (13) e terça-feira (14). A coleta só será feito nos endereços que receberam a visita de orientação e o panfleto explicando a ação.

Em paralelo, algumas unidades de saúde da Regional Pinheirinho, fazem varredura e inspeção em algumas áreas do bairro. A atividade foi nesta quinta-feira (09/03) e será repetida no sábado (11/03) para aumentar o alcance, já que alguns moradores só são encontrados no fim de semana.

O trabalho da Curitiba sem Mosquito envolve, principalmente, as secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente. O secretário municipal da Saúde, João Carlos Baracho, afirmou que saúde é prioridade nesta gestão do prefeito Rafael Greca. “Unimos esforços com a população para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças dengue, chikungunya e zika”, informou o secretário.

De janeiro até agora foram recolhidas 787 toneladas de entulho, no Tarumã, Bairro Alto, Parolin, Boa Vista, e Cidade Industrial (Caiuá I e Caiuá II).

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle do Aedes, Tatiane Faraco, depois de os profissionais da saúde orientarem a população, caminhões passarão nos endereços recolhendo o que foi descartado. “Muitos guardam pneus, latas de tinta vazias ou potes no fundo dos quintais, transformando as casas em criadouros. Oferecemos a oportunidade de recolher entulhos, melhorando a saúde e o bem-estar dessas famílias”, comentou Tatiane.

Visitas

Na região da Unidade de Saúde Waldemar Monastier, a população recebeu panfletos sobre o que pode ser descartado nesta ação. Ficam de fora restos de construção não embalados, resíduos tóxicos (medicamentos, pilhas e tintas etc.) ou de grande volume ou peso, como carcaça de carro. Para esses resíduos, deve-se buscar o local apropriado de descarte.

A agente comunitária de saúde Márcia Coelho Cavalheiro disse que o trabalho na região é tranquilo e que as pessoas são muito receptivas. “Muitos vivem próximo ao Rio Belém, que é área de risco. A maioria é muito colaborativa”.

Sônia Maria Coelho, autoridade sanitária local, da US, que acompanhou as visitas, informou que o público atendido pela unidade chega a dez mil pessoas.

Responsabilidade

Ana Maria Borges tem um comércio na região e fica indignada com quem deixa lixo acumular, principalmente na beira do rio e nas esquinas, que atraem ratos e insetos. “Esse trabalho de orientação é muito importante. Há pessoas que, se não der uma cutucada, não se mexem. As doenças estão aí, cada tem que ter sua responsabilidade”, comentou, mostrando entulhos próximos à rua.

Já a dona Mariana Gonçalves de Lima toma todas as precauções para não transformar seus vasos de plantas em criadouros, mas implica com o filho, que trabalha com recicláveis. “Sempre digo para ele deixar tudo limpo e não largar as coisas por aí. Eu cuido bastante. Até na rua, recolho ou amasso tampinhas e copos”, garantiu a moradora.

Pinheirinho

Algumas unidades de saúde da Regional Pinheirinho farão varredura e inspeção em algumas áreas do bairro. “O combate ao mosquito é rotineiro, mas fazemos essas ações para alcançar casas que não puderam ser visitadas”, comentou Lêda Maria Albuquerque, supervisora do Distrito Sanitário Pinheirinho.

A atividade foi feita nesta quinta-feira (09/03) e será repetida no sábado (11/03) para aumentar o alcance, já que alguns moradores só são encontrados no fim de semana.

Agentes comunitários de Saúde e de Combate a Endemias visitam as residências, procurando focos do mosquito. Universitários e técnicos que fazem estágio nas unidades participam das orientações à população.

No sábado, as equipes começam o trabalho será na rua Primo Lourenço Tosin, Novo Mundo, das 13h às 17h.

Ajude a prevenir a dengue, chikungunya e zika, combatendo o mosquito Aedes aegypti:

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

7 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

8 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

9 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

10 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.