Psiquiatria e Psicologia em Saúde da Família são os cursos de residência mais disputados na Saúde

O programa de residência médica em Psiquiatria é o mais disputado entre as residências promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. A concorrência é de 7,5 candidatos por vaga. Já entre as residências multiprofissionais, a maior procura foi pela de Psicologia em Saúde da Família, com 9,5 candidatos/vaga. As inscrições foram encerradas no início desta semana e 227 profissionais se inscreveram, 109 para as residências médicas e 118 para as multiprofissionais.

Ao todo são 67 vagas para graduados em Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Odontologia. Os programas de residência são uma parceria entre a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde Curitiba (Feaes) e a Secretaria Municipal da Saúde. Nos programas multiprofissionais a certificação é pelas Faculdades Pequeno Príncipe.

Os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação, com carga semanal de 60 horas, e o residente recebe uma bolsa mensal de R$ 2.976,00. Para o diretor do Centro de Educação em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Antônio Dercy Silveira Filho, as inscrições superaram as expectativas e alcançaram concorrentes de diversas partes do país. “Esta é uma oportunidade ímpar para os novos profissionais de saúde ampliarem sua formação no cenário de práticas do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando o conhecimento científico às necessidades reais em saúde da população curitibana”.

As aulas começarão dia 6 de março e os residentes atuarão em diversos locais da rede municipal, como nas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas, no Hospital do Idoso Zilda Arns, na Maternidade Bairro Novo, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), entre outros.

“É um grande avanço para a rede de saúde de Curitiba oferecer esses cursos de residências médicas e multiprofissionais e quem sai ganhando é o SUS e os seus usuários”, destaca o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda.