Conselho Municipal de Saúde de Curitiba realiza ação preventiva em comemoração ao Dia da Mulher, no dia 13 de março

Prevenção e respeito não tem idade. Com esta afirmação, integrantes da Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba irão para a Boca Maldita, em Curitiba, para alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde em todas as faixas etárias. O evento será no dia 13 de março (quinta-feira), das 9h às 16h.

Durante a ação, várias atividades serão realizadas em quatro tendas montadas na Boca Maldita: dança; teatro de fantoches com o grupo da Guarda Municipal de Curitiba; avaliações físicas e orientações sobre a importância da atividade física; orientações sobre incontinência urinária, dadas por fisioterapeutas da Residência Multiprofissional na Área de Saúde da Mulher do Hospital de Clínicas de Curitiba (HC); alimentação saudável, orientada por nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); ginástica laboral e informações sobre prevenção à aids e o câncer.

Além disso, representantes da Arquidiocese de Curitiba falarão sobre tráfico humano, tema da Campanha da Fraternidade de 2014. O INSS dará orientações sobre questões ligadas à previdência e algumas maternidades de Curitiba mostrarão o seu trabalho. Folders para lembrar dos cuidados com a saúde serão distribuídos. Ao todo, 37 entidades vão participar da ação na Boca Maldita.

A coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, Lenita Vaz, diz que o principal objetivo do evento é mostrar para a sociedade o que as entidades têm feito para atender as necessidades das mulheres, principalmente no que diz respeito à prevenção. Ela ressalta que a informação é o principal caminho para a saúde. “Somente quando a mulher tem conhecimento e informação é que ela percebe a possibilidade de promover as mudanças necessárias e entender a importância da prevenção às doenças”, alerta.

Assessoria de Comunicação do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba