Conselho Municipal de Saúde de Curitiba promove vigília pelos mortos de Aids

“PROMOVENDO E CELEBRANDO A VIDA”

A Comissão de DST/Aids do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (CMS) realiza no dia 16 de maio, na Boca Maldita, em Curitiba, a Vigília pelos Mortos de Aids, ato que ocorre todos os anos no terceiro domingo de maio. O evento será realizado entre 9h e 16h. O ato lembra dos mortos pela aids, das pessoas que sofrem com a doença e, ainda, celebra a saúde a qualidade de vida com orientações sobre a prevenção do HIV.

Várias ONGs vão participar da vigília, como Grupo Esperança, RNP, Rede Sol, Pastoral da Aids, Associação Fênix, Grupo Liberdade, Transgrupo Marcela Prado e Grupo Dignidade. Entre as atividades que serão realizadas estão apresentações de coral gospel, ginástica laboral, avaliações e atividades físicas, orientações sobre prevenção do HIV e distribuição de preservativos.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em 2013 foram registrados 134 óbitos por conta da doença em Curitiba. No ano anterior, foram 144. Desde o início da década de 80 (1984) - quando foram registrados os primeiros casos de aids - até 2013, 10.030 pessoas desenvolveram a doença em Curitiba. Além desses, há ainda 3.372 portadores do vírus. Atualmente, cerca de 9 mil pessoas fazem o tratamento e recebem os medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba.
Todas as unidades básicas de Curitiba realizam os testes convencionais de HIV, que ficam prontos em até três dias. O teste rápido, que dá o resultado em até 30 minutos, pode ser feito no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), no bairro São Francisco (Rua do Rosário, 144). Qualquer pessoa pode fazer o exame no COA.

“Manter o foco na aids é lutar pelo acesso ao tratamento e à prevenção; é superar o preconceito contra quem vive com HIV, pois discriminação também mata; é ficar indignado com mortes que poderiam ser evitadas; é procurar o serviço e fazer o teste de HIV.” (Pastoral da Aids).
O QUE: VIGÍLIA PELOS MORTOS DE AIDS
QUANDO: 16 DE MAIO DE 2014
ONDE: BOCA MALDITA – CURITIBA
HORÁRIO: 9H ÀS 16H

O Conselho Municipal de Saúde
O Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (CMS) é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo e normativo. É formado por 36 membros titulares e 45 suplentes, considerando a paridade de 50% de entidades e usuários, 25% de entidades de trabalhadores, 12,5% de gestores e 12,5% de prestadores de serviços na área de saúde.

Assessoria de Comunicação do CMS/ Curitiba