Curitiba promove Workshop de Restrição do Movimento da Coluna

Work

Na última quinta-feira (22/8), 250 profissionais que atuam no atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar na cidade de Curitiba participaram do I Workshop de Restrição do Movimento da Coluna (RMC). O evento gratuito foi promovido pelo departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS).

A ação foi direcionada para profissionais que atuam na área da urgência e emergência, tanto pública como privada. O objetivo foi promover a troca de experiências e discussões sobre o novo paradigma de restrição de movimento de coluna em atendimento pré-hospitalar no Brasil.

Artigos recentes questionam o modelo tradicional, quando utilizar ou não o colar cervical e a prancha rígida para o atendimento de vítimas com provável trauma raquimedular, que é a lesão da medula espinhal.

Alguns países e estados do Brasil já têm adotado novas técnicas de atendimento, como o aprimoramento da avaliação e diagnóstico e a não realização da imobilização, quando o caso possibilitar.

Para enriquecer a troca de experiências o evento reuniu nomes da urgência e emergência de quatro estados, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.

Para o diretor do departamento de Urgência e Emergência de Curitiba, Pedro Almeida, esse é um momento importante para analisar qual método apresenta melhores resultados. “Tivemos acesso às evidências de regiões que utilizam diferentes técnicas, e os seus resultados. A partir disso poderemos avaliar se estamos utilizando o melhor modelo ou se há necessidade de repensá-lo”, explica.

O Workshpo faz parte das atividades de comemoração dos 15 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU Curitiba. Apoiou o evento a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná.