Curitiba atualiza número de casos de sarampo no município

Até esta quinta-feira (26/9), Curitiba registrou 28 casos de sarampo no município neste ano – 14 deles são novos. Do total de casos confirmados, 13 são importados (a maior parte a provável fonte de infecção foi São Paulo), em 11 a transmissão foi secundária (quando uma pessoa com caso importado transmite para outra que não viajou) e em 4 a fonte de infecção está em investigação.

A faixa etária em que há maior número de registros confirmados é entre 20 a 29 anos, com idade mediana de 23 anos.
Além dos casos confirmados, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba investiga, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), cerca de uma centena de casos suspeitos da doença no município – grande parte só pode ser descartada ou confirmada, após a realização de segunda coleta de exame, após 15 dias.

Outros estados
As ocorrências em Curitiba e no Paraná estão ligadas ao retorno do sarampo em algumas regiões do país, principalmente ao estado de São Paulo, que vive um surto da doença, após o desembarque de viajantes da Europa e Oriente Médio com o vírus.

Em São Paulo, já foram registrados neste ano, até esta quinta-feira (26/9), 5.139 casos confirmados de sarampo, 2.897 só na capital. Já há casos da doença registrados em 19 estados brasileiros este ano, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde, divulgado na última quarta-feira (25/9).

“O sarampo é uma doença altamente contagiosa, mais que a gripe, por isso o alerta das autoridades para que a população mantenha a vacinação em dia”, explica a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Marion Burger.

Segundo a médica, cada pessoa com o sarampo pode transmitir o vírus para outras 18 pessoas não vacinadas, por isso o alerta para manter a carteira de vacinação em dia.

Esquema vacinal
Crianças, adolescentes e adultos de até 29 anos devem ter duas doses da vacina contra o sarampo, feitas após um ano de idade. Adultos de 30 a 49 anos devem ter pelo menos uma dose, feita após um ano de idade.

Desde o dia 22 de agosto, o Ministério da Saúde também autorizou uma dose extra para bebês entre 6 a 11 meses. Essa dose promove imunidade temporária, sendo necessário, após um ano, realizar as vacinas previstas no calendário de rotina da criança.

Viajantes também são orientados pela Secretaria Municipal da Saúde, independentemente da idade, a procurar uma unidade de saúde antes de se deslocar para área de surto, para avaliar a necessidade de se vacinar ou não.

A vacina é contraindicada para menores de seis meses, gestantes, pacientes imunodeprimidos ou com histórico de reação alérgica grave, após dose prévia ou após contato com as substâncias que compõem a vacina. Recomenda-se também um intervalo de 30 dias após a vacina para as mulheres tentarem engravidar.

Até agosto deste ano, foram realizadas em Curitiba 147.739 doses de vacina contra o sarampo – 53% a mais do que o ano anterior todo e mais do que o dobro das realizadas durante todo o ano de 2017.

Mais informações sobre o esquema vacinal e sobre a doença podem ser obtidas pelo WhatsApp da Prefeitura, pelo telefone (41) 99876-2903.

Pessoas com casos suspeitos da doença devem avisar os serviços de saúde