Aristides Barbosa Júnior

É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do Dr. Aristides Barbosa Junior. Nascido em Curitiba, graduado em Medicina e residência em Pediatria pela Universidade Federal do Paraná. Iniciou a carreira profissional como servidor público da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) na década de 80.

Ocupava desde 2003 o cargo de diretor do escritório do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) no Brasil.

Embora ele tenha compartilhado com o mundo seu conhecimento e dedicação profissional, Aristides manteve sempre o carinho e olhar dedicado à Curitiba, trazendo para a capital paranaense políticas públicas, projetos e ações inovadoras para o enfrentamento do HIV/AIDS.

A sua dedicação a capital paranaense contribui para a cidade seja hoje referência nacional nas polícias de prevenção e tratamento do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Entre seus feitos está a implantação da Vigilância da aids, em 1991, quando se tornou o primeiro Coordenador do Programa Municipal de DST/AIDS. Em 1992, coordenou o processo da municipalização do primeiro Centro de Orientação e Aconselhamento de HIV e aids de Curitiba – COA, serviço de referencia até os dias atuais. Também trouxe para Curitiba do programa “A HORA E AGORA” e o e-Coa.

Ele sempre lutou e apoiou as ações comunitárias, contribuindo com o seu conhecimento nas ações dos Programas de IST e HIV/Aids. Grande incentivador do diagnóstico precoce, adesão ao tratamento, combate ao preconceito e discriminação das pessoas vivendo com HIV fortalecendo a participação da comunidade no controle social

Nos solidarizamos com a família e amigos. A partida dele é uma grande perda para a humanidade, mas em seu nome fica um grande um grande legado para a Saúde Pública do país.